Seixal inaugurou escola básica em Fernão Ferro

Nova escola significa "um fortíssimo compromisso com a educação"

Foi inaugurada a Escola Básica dos Redondos, na freguesia de Fernão Ferro, no Seixal. Este novo equipamento representa um investimento municipal de mais de dois milhões de euros e vem reforçar o ensino público de qualidade no Concelho do Seixal. A nova Escola tem capacidade para receber 375 alunos do 1.º ciclo (12 salas) e jardim de infância (3 salas) e dispõe de biblioteca, cozinha e refeitório, além de sala de apoio educativo. O presidente da autarquia, que inaugurou a nova escola, deixou reparos ao Governo "por não ter contribuído com ajuda financeira" e criticou a falta de 77 docentes  para além da falta auxiliares de ação educativa que estão a atrasar o normal funcionamento das escolas do concelho.


Nova escola irá acolher cerca de 375 alunos em Fernão Ferro 
  
A funcionar desde o dia 25 de Setembro, o novo equipamento vem dar resposta às necessidades educativas sentidas pela população da Freguesia de Fernão Ferro que nos últimos anos tem vindo a aumentar significativamente.
O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, deixou palavras de boas vindas aos alunos, pais, docentes e agentes educativos. O chefe do executivo referiu que “a Câmara Municipal do Seixal realizou um esforço imenso para concretizar este equipamento, para o apetrechar e colocar em funcionamento, o que significa um fortíssimo compromisso com a educação dos mais jovens”. O presidente da Câmara do Seixal disse ainda que a Autarquia realizou tudo isto “sem qualquer apoio do Estado, que nem sequer através dos Fundos Comunitários resolveu apoiar a construção desta obra“.
Este foi um acto que integra o programa de Receção à Comunidade Educativa do Concelho que inclui um conjunto diverso de atividades lúdicas, pedagógicas e culturais.
Nas escolas da rede de ensino público no Seixal, iniciaram este ano letivo mais de 23 mil alunos. "Infelizmente e contrastando com o investimento da autarquia, o arranque do ano escolar deu-se com algumas limitações no corpo docente, estando em falta 77 professores e educadores de infância, para além de auxiliares de ação educativa, situação da responsabilidade do Ministério da Educação, para a qual a Câmara Municipal do Seixal tem vindo a exigir a sua resolução imediata", concluiu Joaquim Santos.

Agência de Notícias

Comentários