PSD quer construção de escola na Quinta do Conde

PSD Sesimbra defende construção da Escola Secundária da Quinta do Perú “assim que possível”

A Comissão Política de Secção do PSD de Sesimbra e os autarcas eleitos pelo partido no concelho defendem que a construção de uma nova escola secundária na freguesia da Quinta do Conde deve ser “prioritária” assim que exista uma nova conjuntura económica. A escola que já esteve projectada para 2011 nunca saiu dos gabinetes para o papel. As duas escolas secundárias do concelho "estão lotadas" e a necessidade de construção de uma nova escola secundária é, por isso, "urgente" e une autarcas, partidos e população. Lobo da Silva, dirigente da concelhia social-democrata, diz que o PSD Sesimbra irá “continuar a desenvolver todos os esforços para que a construção deste equipamento escolar seja uma prioridade para o Governo”. 


Para já a escola secundária só existe em projeto 

Os social-democratas entendem que o grande crescimento populacional registado na última década no concelho, especialmente na freguesia da Quinta do Conde, não tem sido acompanhado pela construção de novos equipamentos de ensino, nomeadamente ao nível do ensino secundário.
O presidente do PSD Sesimbra, Lobo da Silva, explica que os estabelecimentos de ensino secundário se limitam à Escola Secundária de Sampaio, na freguesia do Castelo, e à Michael Giacometti, na freguesia da Quinta do Conde, sendo esta última, provisória a mais de 20 anos e com capacidade para receber 400 alunos, teve no ano lectivo anterior cerca de 1.200 estudantes.
Esta é uma situação, diz  Lobo da Silva, "que preocupa pais e encarregados de educação, que todos os anos são obrigados a encontrar soluções noutros concelhos, afim dos seus educandos continuarem os seus estudos e também lutando contra o abandono escolar precoce, até porque actualmente o ensino obrigatório estende-se hoje até ao 12º Ano ou aos 18 anos”, sublinha o dirigente social-democrata.
Neste sentido, a Comissão Política do PSD Sesimbra, juntamente com os autarcas eleitos e vários militantes, estiveram no sábado no local apontado para a construção da escola da Quinta do Perú.
Lobo da Silva reconhece ainda que as dificuldades financeiras que o país atravessa não são compatíveis com a manutenção do processo que a Parque Escolar tinha em curso, sendo que a suspensão da construção desta escola deverá ser entendida como temporária e devidamente interpretada no contexto actual do país.
“O compromisso e as promessas da empresa Parque Escolar, provenientes do Governo do Partido Socialista, baseavam-se em projectos megalómanos que, por si só, esgotaram os dinheiros públicos e inviabilizaram a construção de novas escolas, como a Escola Secundária da Quinta do Perú”, acrescenta.
Contudo e apesar deste cenário, o dirigente diz que o PSD Sesimbra irá “continuar a desenvolver todos os esforços para que a construção deste equipamento escolar seja uma prioridade para o Governo”, conclui Lobo da Silva.

A escola esteve programada para 2011 
A necessidade duma escola secundária, que se observa desde o final da década de oitenta, foi atenuada na década de noventa com a criação de algumas turmas na Escola Michel Giacometti, em Quinta do Conde, em espaços adaptados a esse fim.
Em Fevereiro de 2010, numa deslocação do Director Regional de Educação de Lisboa (José Joaquim Leitão) e do presidente da Parque Escolar (João Sintra Nunes) ao terreno, foi por estes responsáveis transmitido à Câmara de Sesimbra que o equipamento teria capacidade para acolher 42 turmas do ensino secundário e 9 do terceiro ciclo (o que corresponderia a cerca de 1200 alunos), estimando-se o investimento em cerca de 13 milhões de euros. Apontou o presidente da Parque Escolar nessa ocasião como previsível, realista e facilmente exequível que a obra estivesse no terreno no início de 2011. No entanto, o processo de construção da nova escola nunca avançou e é, para a população da Quinta do Conde, "uma necessidade urgente" e une os partidos da esquerda à direita. 
A freguesia da Quinta do Conde conta com uma população global aproximada de 25.600 habitantes, dos quais 25 por cento tem idade inferior a 30 anos, sendo a freguesia com maior densidade populacional do concelho de Sesimbra.

Comentários