"Os Verdes" discutem saúde de Setúbal no Parlamento

"Os Verdes" levam a  Saúde no distrito ao Parlamento 

O Projeto de Resolução de “Os Verdes” vai a discussão esta sexta-feira, 19 de Setembro, no Parlamento, em prol da manutenção e melhoria dos cuidados de saúde hospitalares na Península de Setúbal. “Os Verdes” lembram que “as unidades hospitalares da península de Setúbal têm revelado continuados riscos de rutura de serviços, pondo em causa o direito à saúde dos cidadãos. Faltam profissionais, falta material (mesmo material básico de higiene), faltam valências, faltam, portanto, condições de funcionamento e de garantia de qualidade dos serviços de saúde hospitalares”, disse o partido ecologista em comunicado enviado ao ADN. 

PEV quer melhorias no serviço de saúde no distrito de Setúbal 

Discute-se hoje, 19 de Setembro, na Assembleia da República, o Projeto de Resolução de “Os Verdes” que recomenda ao Governo que garanta o direito aos cuidados de saúde hospitalares na península de Setúbal e que salvaguarde o serviço nacional de saúde. 
Em comunicado, o partido ecologista "Os Verdes" referem que "as unidades hospitalares da península de Setúbal têm revelado continuados riscos de rutura de serviços, pondo em causa o direito à saúde dos cidadãos. Faltam profissionais, falta material (mesmo material básico de higiene), faltam valências, faltam, portanto, condições de funcionamento e de garantia de qualidade dos serviços de saúde hospitalares". 
Em suma o grupo parlamentar dos "Os Verdes" recomendam “a revogação da Portaria nº 82/2014, de 10 de Abril, que inclui os Centros Hospitalares Barreiro/Montijo e de Setúbal no Grupo I e o Hospital Garcia de Orta no Grupo II e garantir as valências e especialidades (eliminadas ou colocadas em risco pela referida portaria) nos hospitais em causa".
"Os Verdes" querem ainda a "contratação de profissionais de saúde em número adequado às necessidades locais" e defendem "a construção do Hospital do concelho do Seixal”. Os deputados querem ainda "promover o envolvimento e a participação ativa dos órgãos autárquicos em qualquer processo de reorganização da rede hospitalar, por serem os órgãos mais conhecedores e próximos do território e das necessidades das populações". 
Em síntese, dizem os deputados do PEV, “é urgente colocar um ponto final nestes constrangimentos e dificuldades que causam enorme transtorno aos utentes e que podem constituir um sério impedimento no acesso aos cuidados de saúde”, conclui o comunicado do partido ecologista "Os Verdes". 
Consulte aqui o projeto de resolução com nota explicativa completa do Grupo Parlamentar do "Os Verdes" sobre o direito aos cuidados de Saúde Hospitalares na Península de Setúbal.

Comentários