Montijo aprova abertura de Loja Social na Atalaia

Loja irá dar resposta à população em situação de maior vulnerabilidade social

A Câmara Municipal do Montijo aprovou em reunião do executivo, por unanimidade, um protocolo que visa a criação de uma loja social na Atalaia. Uma união de esforços entre o município do Montijo, a União de Freguesias da Atalaia e do Alto Estanqueiro Jardia e a Caritas Paroquial valência da Fábrica da Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Atalaia. Esta será a segunda loja social no concelho. A primeira abriu portas no Montijo, em 2010, como um recurso municipal social integrado, direcionado para a população em situação de maior vulnerabilidade social, com a finalidade de colmatar carências urgentes dos munícipes. Com esta finalidade, as lojas sociais recebem bens novos ou usados, doados por particulares ou entidades e entrega-os, a título gratuito, aos agregados que após sinalizados e avaliados se consideram prioritários.


Primeira loja social abriu no Montijo em 2010 

A Loja Social, explica a Câmara do Montijo, "surge como uma medida municipal de desenvolvimento social integrado, direcionada para a população em situação de maior vulnerabilidade social". O objetivo é "colmatar carências de munícipes, mediante a entrega de bens, novos ou usados, doados por particulares ou entidades, a título gratuito, facilitando o acesso a determinados bens conforme as necessidades detetadas.
Mobiliário, brinquedos, material didático, eletrodomésticos, têxteis, vestuário, produtos de higiene pessoal e habitacional, serão gratuitamente disponibilizados a quem mais necessita", explica a autarquia em comunicado.
De acordo com o protocolado, a Câmara do Montijo cede as instalações (nas instalações da antiga junta de freguesia da Atalaia) e suporta a encargos de energia elétrica. A União de Freguesias da Atalaia e Alto Estanqueiro Jardia compromete-se a prestar apoio logístico e a suportar os encargos com o fornecimento de água.
Por sua vez, a Cáritas Paroquial assume a responsabilidade pela gestão da loja social, nomeadamente a disponibilização de recursos humanos.
O município pretende, com este protocolo, "dar continuidade à opção política municipal que define o eixo estratégico prioritário de atuação a solidariedade social e o aprofundamento e reforço da rede social concelhia, promovendo uma maior interação e cooperação entre instituições", conclui fonte do executivo.
Esta será a segunda loja social a abrir portas no concelho. A Loja Social  do Montijo surgiu, em 2010, como um recurso municipal social integrado, direcionado para a população em situação de maior vulnerabilidade social, com a finalidade de colmatar carências urgentes dos munícipes. Com esta finalidade, recebe bens novos ou usados, doados por particulares ou entidades e entrega-os, a título gratuito, aos agregados que após sinalizados e avaliados se consideram prioritários.
O acesso à Loja Social inicia-se por um atendimento realizado na Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde.  A loja Social do Montijo tem servido a população mais carenciada em termos de roupa, calçado, pequenos electrodomésticos, mobiliário e puericultura.
Também no âmbito da loja social são realizadas ações de formação/informação ao nível da gestão e economia doméstica, dirigidas às famílias beneficiárias da loja social.


Comentários