II Mostra de Maçã Camoesa ou Férrea Azoia em Sesimbra

Produtores mostram maça tradicional de Sesimbra 
A Moagem de Sampaio, na vila de Sesimbra, recebe, nos dias 4 e 5 de Outubro, sábado e domingo, das 9.30 às 14 horas, a 2.ª Mostra de Maçã Camoesa ou Férrea Azoia – Variedade Tradicional da Região de Sesimbra. A iniciativa conta com a participação de vários produtores de Maçã Camoesa, e é, explica a autarquia de Sesimbra, "complementada com uma apresentação da homeopata, Vera Gamas, sobre a importância do consumo de frutas da região para a saúde".

Moagem de Sampaio recebe mostra a 4 e 5 de Outubro

A Maçã Camoesa é produzida na freguesia do Castelo e distingue-se pela mancha avermelhada na face de maior incidência do sol, sobre um fundo amarelo, e pela polpa ácida, de cor branca e consistência firme. Colhida em Setembro, pode ser consumida de imediato, embora seja comum ficar a amadurecer durante algumas semanas, de forma a ser consumida durante o inverno. Para além desta particularidade, tem níveis de antioxidantes e polifenóis muito superiores aos das restantes, por isso é recomendada a doentes anémicos e diabéticos.
Para divulgar esta variedade de Sesimbra junto ao público em geral e despertar o interesse de novos agricultores, contribuindo assim para aumentar a sua produção de modo tradicional, a Câmara Municipal, em parceria com a Junta de Freguesia do Castelo e Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, realizou no ano passado a primeira Mostra de Maçã Camoesa ou Férrea da Azoia. "Em apenas algumas horas, o certame atraiu centenas de visitantes, que esgotaram os stocks em poucas horas, revelando-se um enorme sucesso", diz a autarquia de Sesimbra em comunicado. Este ano todos esperam que o certame "seja ainda maior" quer no ponto de vista da procura quer no ponto de vista dos produtores.

Agência de Notícias

Comentários