Floreiras novas na Baixa comercial de Setúbal

Câmara investe sete mil euros em floreiras 


As floreiras da Baixa comercial de Setúbal estão a ser substituídas pela Câmara Municipal através de uma intervenção de requalificação urbana e estética daquela zona da cidade. Durante esta semana foi executada a primeira fase do projeto, a qual implicou um investimento do Município da ordem dos sete mil euros, com a instalação de cinquenta floreiras novas que passaram a decorar as ruas Álvaro Castelões e Dr. Paula Borba, bem como algumas vias adjacentes. O projeto continua durante o mês de Outubro com a instalação de mais 50 floreiras. 


Câmara de Setúbal está a instalar novas floreiras na Baixa comercial 

As floreiras, dotadas de sistema antirroubo, são constituídas por pequenas torres em aço corten, material nobre e moderno, esteticamente intemporal e que não necessita de manutenção.
A flora escolhida consiste em três espécies de plantas, em particular o buxo, que, embora nesta primeira fase tenham sido colocadas de forma aleatória, em breve serão agrupadas por ruas.
O projeto, realizado no âmbito da estratégia municipal de aumento da atratividade da Baixa comercial, inclui, numa segunda fase, em Outubro, a instalação de mais meia centena de floreiras nas restantes ruas da Baixa comercial.
Com a instalação do novo equipamento urbano, os serviços da autarquia, responsáveis pela execução da intervenção, estão a remover as floreiras antigas existentes naquela zona da cidade.
Quem passa não deixa de apreciar e fotografar as novas floreiras da baixa da capital do distrito. "Setúbal está a mudar e a tornar-se mais bonita, mais limpa e mais apetecível", dizia Adriana Galca que passeava esta semana pelas lojas da Baixa de Setúbal. "As floreiras são muito bonitas e muito convidativas diz Adriana. 
Noutra rua, Micaela, Ruben e Francisca aproveitaram para tirar uma "selfie" com a floreira ao fundo. "É mesmo muito querida e muito fofinha. Da vontade de roubar e levar para casa", dizia Francisca. Micaela disse mais e comparou a floreira a "uma obra de arte urbana". As cidades, diz ela, "precisam de arte nas ruas, de pequenas coisas e esta foi sem dúvida uma excelente ideia e torna Setúbal mais 'artística' e muito mais atrativa. E estas ruas velhas da baixa merecem coisas giras assim".  Francisca pede licença para dizer mais uma coisa: "esperamos agora que não estraguem nem vandalizem este património urbano que é de todos nós, que é da cidade". 
Durante o mês que ai vêm mais meia centena de floreiras chegam às ruas da Baixa num investimento de sete mil euros para "florir" mais as ruas deste espaço nobre da cidade. 

Comentários