Festival de Teatro de Setúbal “suplantou expetativas”

“A afluência do público superou as expetativas” na festa do Teatro 

A XVI edição do Festival internacional de Teatro de Setúbal “suplantou as expetativas tanto a nível dos espetáculos como da adesão do público”. Em comunicado enviado à ADN, a companhia de teatro Estúdio Fontenova realça “o grande destaque e interesse da imprensa nacional que ajudou na maior visibilidade dos espetáculos do festival”. O certame contou com um público "incondicional que ultrapassou as fronteiras da cidade, daí se percebe o grande destaque e interesse da imprensa nacional que ajudou na maior visibilidade dos espectáculos do Festival", diz a companhia de teatro setubalense, responsável pelo festival que decorreu na última semana de Agosto. 


Festival de Teatro de Setúbal marcou pela qualidade das peças 

“O festival já faz parte do calendário cultural setubalense e atrai muita gente de fora do concelho, reforçando a qualidade e diversidade demonstrada na programação”. A companhia de teatro Estúdio Fonte nova realça “o reconhecimento pelo Governo”, considerando que “consolida por direito próprio, ou seja, reconhecimento dos pares como um dos festivais de maior relevo a nível nacional”.
A companhia assegura ainda que “a afluência do público superou as expetativas” e admite que “contribuíram para que esta festa do teatro fosse única, cada vez mais pautada de qualidade e singularidade, não só da programação mas sobretudo no contributo dado por cada uma das pessoas que viu, participou e protagonizou a festa do teatro 2014”.
A novidade desta edição, “Mais Festa”, foi uma secção não oficial, fruto das muitas propostas de espectáculos que chegaram em edições anteriores e onde "foi dada prioridade a projectos emergentes e artistas jovens em início de carreira", revela o Estúdio Fontenova. 
Apesar dos tempos que correm e destas evidências a "afluência de público superou as expectativas! Lotados alguns dos espaços levaram-nos, em alguns casos, em articulação com as companhias a fazer mais uma sessão. O Parque do Bonfim foi um dos espaços em que o espectáculo, La Caravana Pasa, esteve sobrelotado e as cadeiras disponíveis se mostraram insuficientes para a moldura humana que acorreu, moldura esta que voltou a marcar presença nos espectáculos no Fórum Municipal Luísa Todi, muito bem composto, facto relevante para o espaço, até ao momento, em espectáculos do género", conclui o comunicado da companhia de teatro Estúdio Fontenova.
No discurso de abertura, o Director do Festival, José Maria Dias, realçou "a aposta numa programação eclética de variadas estéticas e geografias dando sempre primazia à qualidade artística. Caminho este que tem transformado o Festival num evento de relevo a nível nacional".
Invocou as palavras de Augusto Boal “O teatro é uma forma de conhecimento e deve ser também um meio de transformar a sociedade. Pode-nos ajudar a construir o futuro, em vez de mansamente esperarmos por ele”.
Pedro Pina, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, agradeceu o esforço do Teatro Estúdio Fontenova, e, elogiou a programação do Festival, afirmando "o acto de fazer Teatro como forma de Resistência nos dias que correm".

Agência de Notícias

Comentários