Moita está em festa durante 10 dias em honra da sua padroeira

Dez dias de festa em nome da fé, do rio e da tauromaquia 

Já cheira a festa na vila da Moita. As Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem começam já esta noite, 12 de Setembro, mas na vila ribeirinha do Tejo já há muito se prepara para o maior evento do ano. Foi com arraial animado e ao som do huga huga, barcos engalanados e uma largada de toiros à beira rio que decorreu a apresentação da rainha das festas do Sul, como as gentes da Moita gostam de chamar. Até ao primeiro dia de outono (21 de Setembro) há animação garantida com um programa preenchido com as habituais Largadas de Toiros, a Tarde do Fogareiro, a Noite do Fragateiro, a Procissão em Honra da Padroeira, a Feira Comercial e Industrial, a Feira Taurina, o Desfile Moita em Festa, os espetáculos musicais – onde se destaca os concertos de Richie Campbell (15), Herman José (16) e Emanuel (17), Rita Guerra (21) e o programa da SIC Portugal em Festa na tarde do último dia de festividade – e muito mais para ver, ouvir e divertir-se. A Festa mantêm os dez dias de celebração, de "motor para o comércio local" e a “qualidade de sempre”. A organização espera um milhão de pessoas por estes dias.


Festas da Moita junta religião, cultura e tauromaquia 

Os dias em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem são dos mais aguardados durante o ano no concelho da Moita. Todos os anos, no coração do Tejo, poucos antes do final do verão, tem lugar a maior montra das atividades económicas, culturais e turísticas locais.
Este evento, que marca ainda o reencontro e o convívio entre os moitense, há muito muito que ultrapassou os limites daquela vila e das suas freguesias. Hoje é, diz quem organiza, a Rainha das Festas do Sul. Por lá, por esses dias, irão passar cerca de um milhar de pessoas, vindas de todo o país.
A aficcion, o rio, a religião e os muitos espetáculos musicais são as principais vertentes destas festividades, as maiores do Município da Moita e também “as que maiores projeção têm a sul do Tejo”, no entender da organização. 
As Festas em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem “mantêm as tradições e renovam as ofertas do ponto de vista musical”. Esta festividade, que é “uma grande referência da cultura popular, continua a ser uma das maiores da região sul, pelo que os habitantes aderem massivamente e acolhem-na com alegria e dedicação”, afirma o presidente da Câmara da Moita. Rui Garcia diz ainda que o evento “tem grande importância para a população, desempenha um papel fundamental na economia da região e apresenta uma forte componente artística e religiosa”.
Para Rui Garcia, as Festas de Moita são muitas coisas reunidas em dez dias”. O presidente considera que são “um exemplo de vitalidade, história e das tradições da terra” e que são “um contributo importante para a economia local”.
As Festas são “feitas por muitas pessoas”, refere o autarca, destacando o “papel dos trabalhadores da câmara, comerciantes, feirantes e as muitas coletividades envolvidas”.
João Miguel Romba, representante da autarquia na comissão de festas, garante que, “durante os dez dias de festa, são esperadas um milhão de pessoas na vila”.
João Gregório, da comissão de festas, “apela aos barqueiros e fragateiros que mantenham vivas o que considera ser autênticas peças de museu no rio Tejo e que fazem parte da história da Moita”. Rui Garcia diz ainda que é bom ter esta alegria que “lhes permite enfrentar as dificuldades atuais”.

Música, etnografia, desporto, alegria e touros 
Tarde do Fogareiro realiza-se a 19 de Setembro  
No campo musical, o destaque vai para Richie Campbel, no dia 15, Herman José, a 16, Emanuel, no dia 17, e Rita Guerra no encerramento, dia 21, no palco principal, na Marginal.
As tradicionais largadas de toiros continuam a atrair milhares de pessoas à principal avenida da vila. Este ano, vão acontecer nos dias 12 e 19, a partir da uma da manhã, nos dias 15, 16, 17, 18, 19 e 21, às 10 horas, e no dia 20, às 17 horas. Todas as largadas são antecedidas pela entrada de toiros a pé, a partir do Largo Conde Ferreira.
A seguir à largada do dia 19, por volta das 13 horas, assim que são recolhidos os touros, a avenida Teófilo Braga transforma-se num enorme espaço de convívio e animação: as mesas são montadas, os fogareiros acesos, os amigos chegam e a animação começa. É mais uma Tarde do Fogareiro, onde não vai faltar a tradicional dança do Huga Huga, pela Banda Musical do Rosário, e a animação com o Grupo de Bombos de Santa Maria Jazente, de Amarante e este ano com a novidade do Fogareiro Eléctrico com os Pão com Manteiga e muita animação. Estima-se que cerca de 20 mil pessoas participam na Tarde do Fogareiro, na sexta-feira.
A Praça de Toiros Daniel do Nascimento acolhe, por esta altura, a maior e melhor feira taurina do país, com corridas, no dia 15 – Corrida mista – às 22 horas e nos dias 16 - Corrida do Município - , [as 18 horas], e nos dias 18 e  19, às 22 horas. A 17 de Setembro haverá uma novilhada popular em benefício da Escola de Toureio da Moita.
O rio Tejo é outro dos palcos privilegiados para a promoção de diferentes iniciativas. A tradicional Regata em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem, com barcos típicos do Tejo, está marcada para o dia 13, às 17:30. O Concurso de Barcos Engalanados, no Cais da Moita, vai decorrer no dia 14, pelo meio-dia. A tarde de sábado, dia 20, vai ser dedicada ao rio, com o “XII Cais Vivo”, a partir das 14:30,com um convite à população e visitantes para passeios nos barcos típicos do Tejo. A não menos conhecida Noite do Fragateiro vai decorrer no dia 13, a partir das 23:30, junto ao Cais.
Logo no primeiro domingo, dia 14, pelas 17h30, realiza-se a solene procissão em Honra de Nossa Srª da Boa Viagem, com a emotiva bênção dos barcos engalanados no Cais da Moita. A procissão irá percorrer as principais artérias da vila acompanhada por milhares de devotos e também pela Charanga da GNR a cavalo, pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Moita, pela Banda Filarmónica União Seixalense, do Seixal, a Banda da Sociedade Recreio Musical Azinhaguense 1º de Dezembro, de Azinhaga do Ribatejo e pela Banda Musical do Rosário. 
Já esta noite, depois da abertura oficial, realiza-se às 22h30,  o Cortejo Nocturno - Um concelho com História, com três carros alegóricos iluminados por Francisco Abreu Lobo.  No último dia há outro cortejo etnográfico, Moita em Festa, às 16h30. 
De 12 a 21 de Setembro, realiza-se também a FECI – Feira Comercial e Industrial, no Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita.

Comentários