Festa das Vindimas chegam a 4 de Setembro a Palmela

51 anos a celebrar a uva, o vinho e o trabalho do campo 

Em Palmela chamam-lhe “a grande festa do concelho” e é assim desde o, já distante, ano de 1963 [a 31 de Agosto] quando a festa deu os primeiros passos. Por essa altura pensou-se em fazer uma festa e preencher um vazio enorme na vila. Mas festa a quê? Em que dia? Em que mês? Festa a quê e porquê? Tantas perguntas que encontraram resposta quando alguém – com razão – se lembrou da uva e do vinho. Assim nasceu a Festa das Vindimas no último dia de Agosto. Hoje podem já não ser as maiores festas do concelho, mas mantêm-se fieis às tradições de sempre, fortemente ligada à tradição vitivinícola do concelho e, em geral, à celebração do trabalho na terra e ao de que melhor se faz na vila de Palmela, a nível associativo. As festas arrancam já esta quarta-feira, 3 de Setembro, aquando a eleição da Rainha das Vindimas, no cineteatro S. João. Sem nomes sonantes - a única excepção é a atuação de Berg, que ganhou o Factor X na SIC o ano passado - a festa faz-se sobretudo com os artistas e a prata da casa. A Câmara de Palmela presta apoio técnico e logístico à Festa e atribuiu um apoio financeiro no valor de 22 mil euros.


Bênção do 1º Mosto é o momento alto das Festas das Vindimas 

Entre os dias 4 e 9 de Setembro, Palmela está em festa, com a 52ª edição da Festa das Vindimas. Organizada pela Associação das Festas de Palmela, com o apoio da Câmara local, esta festa "está fortemente ligada à tradição vitivinícola do concelho e, em geral, à celebração do trabalho na terra".
O programa continua a integrar momentos de grande simbolismo, como a Pisa da Uva e a Bênção do 1º Mosto, o Cortejo dos Camponeses e os Cortejos Alegóricos – este ano, dedicados ao tema “Uma viagem ilustrada por Palmela” - ricamente decorados, com várias dezenas de figurantes e acompanhados por um desfile a cavalo, pelos ranchos folclóricos e pelas marchas das coletividades locais, atraindo, anualmente, milhares de visitantes no dia de domingo.
A feira de vinhos da Península de Setúbal, no Largo de S. João, onde o Moscatel de Setúbal é rei, continua a ser, também, um dos principais atrativos desta festividade, local privilegiado de encontro e convívio na reta final do verão.
Muita música, com destaque para o trabalho das diversas coletividades centenárias da freguesia e dos artistas locais, gastronomia, desporto, animação e exposição e venda de produtos regionais são mais alguns dos motivos de interesse para uma visita. Os espetáculos de Berg no dia 8 às 23h45 e Kumpania Algazarra, a 9 de Setembro são os "nomes mais sonantes das Vindimas", que encerram a 9 de Setembro com um Espetáculo Pirotécnico. 
A anteceder a Festa, no dia 3 de Setembro, Palmela elege a sua Rainha das Vindimas 2014, numa Gala que terá lugar no Cineteatro S. João, a partir das 21h30. Na ocasião, será, também, apresentada a Marcha das Vindimas 2014.
A Câmara Municipal de Palmela presta apoio técnico e logístico à Festa e atribuiu um apoio financeiro no valor de 22 mil euros.
Consulte AQUI o programa oficial da Festas das Vindimas.

Parques de estacionamento promovem segurança
Rainha é eleita dia 3 em Palmela
Para maior segurança e conforto, a Festa das Vindimas tem à disposição dos visitantes dois grandes parques de estacionamento, junto às principais entradas da vila:
- na urbanização do Outeiro (Estrada do Cemitério – entrada junto aos Armazéns Gerais da Câmara);
- no campo “Cornélio Palma”, na Av.ª do Palmelense F. C., junto à Escola Secundária de Palmela e à GNR (a Câmara Municipal disponibiliza transporte gratuito entre este parque e o Largo do Chafariz, no domingo, entre as 14 e as duas da madrugada, e na terça-feira, entre as 20 e as duas da manhã).
A autarquia apela que se "respeite a sinalização e as proibições de circulação e de estacionamento". quem não cumprir está "sujeito a reboque".
Os cidadãos com mobilidade reduzida contarão com dois espaços reservados para estacionamento das respetivas viaturas, junto à Piscina Municipal e aos Bombeiros Voluntários de Palmela.

TST alargam horários à estação de Comboios 
Para quem optar vir de transporte público, saiba que há reforço das ligações entre a Estação Ferroviária e a vila de Palmela.
A TST – Transportes Sul do Tejo, vai reforçar as ligações entre a Estação Ferroviária de Palmela e o centro da vila, com horário alargado entre 4 e 9 de Setembro, durante a Festa das Vindimas.
"Esta medida surge no âmbito do trabalho conjunto entre a Câmara  de Palmela e os operadores de transportes, no sentido de criar condições para que os visitantes da Festa das Vindimas possam utilizar os transportes coletivos para se deslocar até à festa", explica a autarquia em comunicado.

Horários TST:
Partidas Estação Ferroviária (REFER)–18h00|19h00|20h00|21h00|22h00| 23h00
Partidas Estação Rodoviária (TST) –18h30|19h30|20h30|21h30|22h30|23h30

Comentários