Desemprego baixa "um pouco" no Distrito de Setúbal

Há 61 mil 133 desempregados inscritos nos Centros de Emprego no distrito 

A União de Sindicatos de Setúbal anunciou esta terça que em Julho a taxa de desemprego no distrito registou um valor de 16,7 por cento sendo 61.113 os desempregados inscritos nos Centros de Emprego do distrito. "Em relação ao mês anterior a percentagem da taxa de desemprego diminuiu 0,26 décimas” refere o comunicado". Em Portugal, o desemprego tem estado a recuar de forma ininterrupta em Portugal, ainda que de forma moderada (era de 15 por cento em Janeiro), mas o país continua a apresentar a quinta taxa mais elevada da União, apenas atrás de Grécia (27,2 por cento, valor de Maio), Espanha (24,5), Croácia (16,2) e Chipre (14,9). 


16,7 por cento das pessoas do distrito de Setúbal sem emprego

O desemprego feminino representava, 53,6 por cento do desemprego, sendo de 20,3 a percentagem dos desempregados com idade superior a 55 anos e de 45,9 a percentagem dos desempregados de longa duração.
Os jovens, até aos 25 anos de idade representavam 10,2 por cento do desemprego e os desempregados com formação académica superior representavam 11,9 por cento.
A  União de Sindicatos de Setúbal  diz que “a ligeira redução do número de desempregados inscritos, verificada em Julho, não significa que o problema do desemprego esteja a ser resolvido” e adianta que “o aumento das percentagens dos desempregados de longa duração , dos desempregados com mais de 55 anos e dos desempregados jovens (menos de 25 anos) mostra que estamos perante um problema estrutural que não se resolve com o aumento da emigração, com o aumento da formação profissional, com o aumento dos Contratos-Emprego-Inserção nem com o aumento dos estágios”, diz a nota da estrutura sindical.
"A ausência de qualquer medida de criação de emprego com direitos, de relançamento da actividade produtiva, de melhoria dos salários, incluindo o salário mínimo nacional, não abre qualquer perspectiva à resolução desta chaga social, bem pelo contrário, perspectiva o seu agravamento", conclui a nota da União de Sindicatos de Setúbal.

Taxa de desemprego baixa também no país 
No país, a taxa de desemprego recuou para 14 por cento em Julho, menos uma décima do que em Junho e menos 2,3 pontos do que em 2013, segundo o Eurostat, o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia.
Esta é a 15ª descida consecutiva e representa a maior queda homóloga na União Europeia. A taxa regista o valor mais baixo desde Novembro de 2011.
Em 2014, o desemprego tem estado a recuar de forma ininterrupta em Portugal, ainda que de forma moderada (era de 15 por cento em Janeiro), mas o país continua a apresentar a quinta taxa mais elevada da União, apenas atrás de Grécia (27,2 por cento, valor de Maio), Espanha (24,5), Croácia (16,2) e Chipre (14,9).
Apesar do recuo de quase um ponto percentual no desemprego jovem, baixando de 36,4 para 35,5 por cento Portugal continua a registar a quinta taxa de desemprego mais elevada entre os jovens.
Atrás, fica Espanha (53,8 por cento), Grécia (53,1), segundo dados de Maio), Itália (42,9) e Croácia (41,5 por cento, no segundo trimestre), tendo a média na União Europeia e Zona Euro sido em Julho de 21,7 e 23,2 por cento, respectivamente.

Agência de Notícias

Comentários