Ana Catarina Mendes é líder do PS em Setúbal

Apoiante de António Costa ganha Federação socialista em Setúbal 

A deputada socialista Ana Catarina Mendes, apoiante de António Costa, é a nova presidente da Federação do PS de Setúbal, conseguindo captar 55 por cento dos votos contra os 45 por cento de Madalena Alves Pereira, que liderava este órgão e apoia António José Seguro nas primárias que irão decidir qual o candidato do partido a primeiro-ministro. A nova "mulher forte" dos socialistas no distrito de Setúbal disse que "sempre acreditei que era possível vencer". 



Ana Catarina Mendes é apoiante de António Costa 

Num universo de 2.803 militantes socialistas do distrito de Setúbal com capacidade eleitoral, na passada sexta-feira, Ana Catarina Mendes obteve 1.180 votos enquanto Madalena Alves Pereira teve 978 votos. Ou seja, a nova presidente da Federação de Setúbal e diretora de campanha de António Costa para as primárias, venceu em 9 das 13 concelhias do distrito.
“Sempre acreditei que era possível vencer, porque conheço bem os militantes de Setúbal. Com a força de todos – o ‘slogan’ da minha campanha – acredito que é possível mobilizar Portugal”, disse à Lusa Ana Catarina Mendes.
António Costa já disse que o distrito de Setúbal tem todas as condições para voltar a ser um dos grandes dinamizadores do desenvolvimento do país, uma mensagem partilhada por Ana Catarina Mendes, que lembra que a região é uma das maiores vítimas da "insensibilidade social deste Governo e desta maioria" e apelou à mobilização de todos. "Precisamos de Mobilizar Portugal com António Costa e precisamos da força de todos para devolver ao distrito de Setúbal o lugar central que já teve no desenvolvimento do país", acrescentou a deputada do Partido Socialista eleita pelo círculo de Setúbal.
Nas 19 federações socialistas a nível nacional, os candidatos apoiantes de António Costa venceram em 10 destes órgãos, enquanto António José Seguro tem a confiança de 9 dos presidentes. Mas ainda há muitas variáveis a observar até às primárias de 28 de Setembro.
Quando começaram a sair os primeiros resultados dos candidatos vencedores das federações, chegou a pensar-se que António Costa deixaria António José Seguro à distância, mas após dois dias de votação – 5 e 6 de Setembro – verificou-se uma vitória tangencial. Aliás, em números absolutos de votos, o secretário-geral do PS terá conseguido cerca de mais 1200 votos do que Costa. Mas há que considerar o peso de cada uma das federações.
Dos mais de 90 mil militantes do PS, votaram para os candidatos às federações cerca de 30 mil militantes, o que reserva um patamar bastante alargado para as primárias onde podem votar todos os militantes, tenham ou não quotas em dia. Há ainda que considerar a decisão de voto dos inscritos como simpatizantes do PS, um número que já vai na ordem dos 75 mil.
Por outro lado, é necessário saber antever a evolução dos congressos das 19 federações agendados para os dias 20 e 21 de Setembro, e que podem ser mais um indicador de pré-primárias relativamente à escolha do candidato do PS a primeiro-ministro. António Costa ou António José Seguro.

Agência de Notícias

Comentários