Alvalade, em Santiago do Cacém, recria época Medieval

Um fim de semana medieval na vila de Alvalade 

Arranca esta sexta-feira, 19 de Setembro mais uma edição do Alvalade Medieval, no concelho de Santiago do Cacém. O certame, este ano com muitas novidades, vai decorrer até domingo, assinala os 504 anos da atribuição do Foral Manuelino à Vila de Alvalade. O evento constitui uma das maiores iniciativas do género realizadas no Alentejo Litoral, trazendo, ano após ano, milhares de visitantes à vila, que num clima amistoso vivem momentos de convívio únicos. A iniciativa deste ano inclui a realização de um cortejo histórico, com representação de todas as classes sociais da época e uma feira medieval animada com teatro, música, mostra e exibição de armas, torneios de armas a cavalo, espectáculos de malabares de fogo, venda de produtos, tabernas, restaurantes, entre outros. Este é um evento sempre muito aguardado em Alvalade, que ajuda a promover a freguesia e que também é muito importante para a economia local, tendo em atenção os muitos visitantes que recebe nos três dias da realização.

Evento decorre no fim de semana em Alvalade, Santiago do Cacém

A sede da Associação Cultural Amigos de Alvalade foi o local escolhido para a apresentação do programa do Alvalade Medieval 2014. O certame, este ano com muitas novidades, vai decorrer nos dias 19, 20 e 21 de Setembro [de sexta a domingo] e assinala os 504 anos da atribuição do Foral Manuelino à Vila de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém. 
“A Câmara Municipal de Santiago do Cacém não poderia deixar de se associar, de ser patrocinador e apoiar logisticamente um evento desta natureza”, sublinha Álvaro Beijinha. O presidente da autarquia de Santiago do Cacém  destaca um dos aspetos mais significativos da feira, que reside no facto de se “fazer quase a 100 por cento com voluntariado, com pessoas da terra e até alguns que vêm de fora, que vêm cá uma vez e até querem colaborar e ajudar”.
O Alvalade Medieval tem vindo a ganhar cada vez maior preponderância e Álvaro Beijinha não hesita em classificá-lo como “um dos maiores eventos em termos de visitantes no Alentejo Litoral”, realçando a sua importância “do ponto de vista daquilo que é a promoção da freguesia e do município em termos turísticos, culturais e até artísticos. Este evento acaba por ser um reflexo daquilo que é a localidade, as suas gentes, a sua história, o seu património, indo às raízes históricas e transportando-as para a realidade atual”, conclui o chefe do executivo municipal.

As novidades da Feira 
O presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, Rui Madeira, destaca algumas das novidades para este ano, com particular enfoque para o mercado rural que mensalmente anima a vila, que vai estar em permanência nos três dias da feira. “São pequenos produtores da região, que vendem produtos que não se encontram facilmente nas lojas”, explica Rui Madeira. Numa das ruas onde decorre o certame, estes produtores vão dinamizar o espaço com “algo diferente do que habitualmente acontece neste tipo de festividades”, com os seus produtos expostos para venda. 
O presidente da Junta de Freguesia de Alvalade realça ainda as duas exposições que constam no programa do Alvalade Medieval 2014: “uma feita pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Alvalade, que já é uma tradição, com um papel muito importante da escola nesse sentido; e outra relacionada com a arqueologia da Alvalade, que vai ser a continuação de algumas exposições que temos feito nos últimos anos”, este ano com um chamariz-extra, em virtude da recente descoberta de frescos na Igreja da Misericórdia. “São duas exposições importantes, distintas, mas que têm uma grande importância no certame”.

Rua de Lisboa dedicada aos "mais pequenos" 
Certame foi apresentado no passado dia 11 de Setembro 
Lénia Machado, membro da Comissão Organizadora, destaca por sua vez o facto dos preparativos decorrerem a bom ritmo, com “pessoas a fazerem os seus trajes e bandeirolas para enfeitar as ruas, uma quantidade de preparativos que estão a ser concretizados para estes dias”. A responsável destaca algumas das novidades para este ano: “conseguimos, com a ajuda de dois jovens que trabalham na área da animação, começar a fazer uns ateliês com as crianças de Alvalade”. 
Na edição de 2014, a Rua de Lisboa vai ser “dedicada aos mais pequenos, só com iniciativas para as crianças. Têm carrosséis, jogos medievais (que estavam um bocadinho dispersos na feira nos outros anos), peças de teatro, música, vão participar no cortejo e nos ateliês estão a preparar as suas roupas, que têm a ver com os instrumentos musicais que eles vão tocar e com a profissão à qual estão ligados”, conta Lénia Machado.  
Entre outras novidades, a responsável sublinha “o espetáculo do unicórnio. É uma peça que a Vivarte estreou este ano, que tem como tema o combate entre o bem e o mal. Vale a pena ver, é muito bonito, está marcado para as 22h30 no nosso programa de sábado à noite”, conclui a Comissão Organizadora. 
O programa oficial do Alvalade Medieval pode ser consultado no site oficial do evento  

Comentários