Almada e Seixal aumentam camas de cuidados continuados

Doentes de longa duração com mais camas disponíveis em Almada e Seixal 

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Liga dos Amigos do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai disponibilizar 30 camas de média duração e reabilitação para doentes dos concelhos de Almada e Seixal, dispondo agora a região de 1.662 camas em Cuidados Continuados Integrados. "Foi com muito esforço, trabalho e dedicação que a Liga cresceu e aumentou os serviços que presta aos utentes", referiu Fernando Neves, presidente daquela instituição criada em 1991.  

Almada e Seixal ganham mais 30 camas de cuidados continuados

A unidade, localizada no Laranjeiro, concelho de Almada, está inserida na área de intervenção do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada/Seixal e já “dispunha de 30 camas de tipologia de longa duração e manutenção, às quais acrescem mais 30 camas de reabilitação", refere a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo em comunicado.
"Com estas 30 novas camas há um aumento para 1662 camas de internamento em cuidados continuados integrados na região de Lisboa e Vale do Tejo e esperamos ainda criar mais 400 camas até ao final do ano", afirmou Leal da Costa, secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, presente na cerimónia que marcou o alargamento de serviços daquela instituição particular de solidariedade social. 
Fernando Neves, Presidente da Liga dos Amigos do Hospital Garcia de Orta, sublinhou que "nenhum cargo dos órgãos sociais da Liga é remunerado". O crescimento daquela unidade só acontece com trabalho. "Foi com muito esforço, trabalho e dedicação que a Liga cresceu e aumentou os serviços que presta aos utentes", referiu Fernando Neves.
A antiga ministra da Saúde, Ana Jorge, acumula o cargo de diretora do Centro de Investigação Clínica do Hospital Garcia de Orta com a direção clínica naquela unidade de cuidados continuados integrados.
"Trabalho 12 horas por dia e é com muito gosto que desenvolvo estas funções para as quais fui convidada", realçou Ana Jorge.
Esta unidade foi construída ao abrigo do Programa Modelar com um apoio de 750 mil euros, equipada para dar resposta a doentes que tenham indicação para integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Abriu portas a 13 de Setembro do ano passado. 
"Atualmente a Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo tem em funcionamento 1.662 camas de internamento em Cuidados Continuados Integrados", acrescenta a nota da administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. 

Dar respostas numa área deficitária 
Esta unidade residencial destina-se a apoiar seniores e pessoas com grau de dependência, respondendo também a situações de doença crónica prolongada e algumas situações de demência nos concelhos de Almada e Seixal.
O complexo de cuidados de saúde e sociais integra ainda consultas de especialidade (medicina interna, neurologia, gastroenterologia, psiquiatria, ginecologia, cardiologia, medicina dentária, fisiatria, terapia da fala, nutrição e psicologia), serviços de reabilitação e cuidados de enfermagem.
Apesar de serem espaços privados, “a população mais carenciada poderá usufruir de algumas consultas de valor muito reduzido”, adianta Fernando Neves.
Constituída em 1991, a Liga dos Amigos do Hospital Garcia de Orta tem como missão apoiar os doentes carenciados e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos doentes e idosos. Atualmente, a Liga dos Amigos presta serviço de apoio domiciliário a mais de uma centena de utentes.
O apoio e acompanhamento psicológico, a fisioterapia domiciliária, as análises gratuitas com colheita domiciliária são outras das valências da instituição. A instituição tem ainda a responsabilidade de atribuir o Rendimento Social de Inserção.

Comentários