Alcochete promove Festival de Teatro a partir do dia 13

Cinco dias, cinco espetáculos de Teatro para todos em Alcochete 

“Todos ao Teatro” é o convite da Câmara de Alcochete que, de 13 de Setembro a 4 de Outubro, apresenta uma agenda cultural dedicada ao teatro, com propostas para todos os gostos. A “Loucura dos 50” com Joaquim Nicolau, António Melo, Almeno Gonçalves e Fernando Ferrão, é a comédia que inaugura este festival de teatro já no próximo dia 13 de Setembro, às 21h30, no Fórum Cultural de Alcochete. Mas há mais peças. “O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas” pela Trupe Ensaia Aqui e Acolá; “Eles são mesmo assim?” pela GilTeatro;  “Pró Diabo Kus Carregue!”, o melhor da revista à portuguesa e ainda um espetáculo de leitura para bebés: "Afinal o Caracol". Um festival de teatro que a autarquia de Alcochete quer que "seja mesmo para todos". 

Festival "todos ao Teatro" arranca já dia 13 de Setembro 

Quatro amigos encontram-se numa noite para comemorar a festa do 50.º aniversário de Quim Fonseca, numa altura em que Xavier Santos, António Sousa e Manuel Ribeiro já ultrapassaram também a fasquia dos 50. Ao longo da peça, que decorre em duas partes – no início e depois da noitada – assistimos às peripécias deste grupo de amigos que já não se juntavam há “uma mão cheia de anos” e ingressamos, numa viagem cómica, ao universo dos homens de 50 anos.
Depois de uma noite de gargalhadas, proporcionada por uma produção nacional, no dia 20 de Setembro, às 21h30, chega-nos, do Brasil, a peça “O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas” pela Trupe Ensaia Aqui e Acolá. Esta peça desenrola-se no Recife, nos finais do século XIX, e retrata a história de Clotilde, uma jovem burguesa que, após engravidar do galanteador baiano Leandro Dantas é emparedada viva no seu quarto pelo próprio pai, um comerciante rico português que quer honrar o nome da sua família.
Inspirada no romance “A Emparedada da Rua Nova” – a principal obra do escritor pernambucano Joaquim Maria Carneiro Vilela, a peça contém elementos que poderiam transformar esta peça num melodrama, contudo, ganham um delicioso contorno paródico.

Histórias de adolescentes, leitura para bebes e o melhor da revista à portuguesa 
As associações locais GilTeatro e Andante Associação Artística, também vão marcar presença neste Festival. No dia 26 de Setembro, às 21h30, a GilTeatro sobe ao palco com a peça “Eles são mesmo assim?” que nos conta as histórias de adolescência de pais e mães, surgindo também as histórias dos seus filhos, agora adolescentes. Numa comédia, por vezes triste, esta é também uma peça repleta de contradições e dúvidas existenciais.
No sábado, 27 de Setembro, às 11 e as 12 horas, a proposta da Andante é para os mais novos. Em duas sessões na Biblioteca de Alcochete, a Andante apresenta “Afinal o Caracol”, um espectáculo de promoção de leitura para bebés dos 6 aos 36 meses, com poesia de Fernando Pessoa, música de Joaquim Coelho e ilustrações de Mafalda Milhões.
Em Outubro, no dia 4, o Festival “Todos ao Teatro”, não poderia encerrar da melhor forma com a comédia/ revista “Pró Diabo Kus Carregue!” que trará até Alcochete actores como Natalina José, Vítor Emanuel e Anita Guerreiro.
Para mais informações sobre esta iniciativa, os interessados devem contactar o Fórum Cultural através do número de telefone 212 349 640 ou do endereço electrónico forum.cultural@cm-alcochete.pt.

Saiba mais sobre os espectáculos:
"Loucura dos 50"
"O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas"
"Eles são mesmo assim?"
"Afinal o Caracol"
"Pró Diabo kus Karregue"

Agência de Notícias

Comentários