Operação solidária apoiou idosos de Grândola e Alcácer

15 voluntários levaram vida, saúde e conforto a uma dúzia de aldeias isoladas 

A Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias promoveu no passado fim de semana uma operação solidária de apoio a dezenas de idosos de zonas isoladas dos concelhos de Grândola e Alcácer do Sal. A equipa distribuiu alimentos não perecíveis, roupas e mobílias, recuperou equipamentos e realizou vários rastreios, como os de glicemia, colesterol, triglicéridos e pressão arterial, e ações de ensino para a saúde. No terreno estiveram 15 voluntários que transformaram trouxeram "mais vida, mais saúde e mais amor" às aldeias isoladas destes dois concelhos do Litoral Alentejano. 


Idosos de aldeias rurais receberam apoio este fim de semana 


Idosos de zonas isoladas dos concelhos de Grândola e Alcácer do Sal receberam apoios, como alimentos e roupas, e realizaram rastreios de saúde, através de uma operação solidária de uma associação.
Trata-se da 18.ª "Operação Aconchego", promovida pela Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias (ANAFS) para "solucionar fragilidades e carências" de idosos de zonas isoladas do interior dos concelhos de Grândola e Alcácer do Sal, no litoral alentejano.
Segundo a ANAFS, num comunicado enviado à agência Lusa, durante a operação, uma equipa de 15 voluntários, constituída por médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de emergência médica e de apoio social e outros profissionais, visitaram e apoiaram idosos de 12 localidades de Grândola e uma de Alcácer do Sal.
A equipa distribuiu alimentos não perecíveis, roupas e mobílias, recuperou equipamentos e realizou vários rastreios, como os de glicemia, colesterol, triglicéridos e pressão arterial, e ações de ensino para a saúde.
De acordo com a ANAFS, a equipa de voluntários também realizaram ações de informação e formação às comunidades, sensibilizando-as para situações de proteção e socorro.
A ANAFS, criada em Junho de 1991, é uma organização não-governamental para o desenvolvimento, composta por voluntários tradicionalmente envolvidos em apoio a causas humanitárias.
A intervenção da ANAFS inclui, entre outras, ações operacionais e formativas, nomeadamente no âmbito do combate a incêndios florestais, e de apoio a populações em situações de emergência, como o tornado que assolou Tomar em 2010 ou o "tsunami" que atingiu o Sri Lanka em 2005.

Agência de NotíciasLeia outras notícias do dia em 

Comentários