Moinho da Mourisca, em Setúbal, em festa de 29 a 31

Três dias para viver as tradições e a gastronomia do Moinho de Maré da Mourisca 

Gastronomia, música, bailes, concursos, artesanato, jogos e danças tradicionais são atrativos da 15.ª Festa do Moinho de Maré da Mourisca, certame a realizar entre os dias 29 e 31 de Agosto. O evento está integrado na paisagem do Estuário do Sado, na zona do Faralhão, em Setúbal. A gastronomia do Estuário do Sado é um dos principais destaques nas diversas tasquinhas instaladas no recinto, na Herdade da Mourisca, também com stands dedicados aos produtos artesanais e espaços para as instituições e coletividades daquela área do território setubalense.


Festas do Moinho de Maré da Mourisca chegam a 29 de Agosto 
A qualidade dos produtos da região também está em evidência nos já habituais concursos de gastronomia, de doçaria e de licores que se realizam ao longo dos três dias do certame organizado pela Comissão de Festas do Moinho de Maré da Mourisca e juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.
As festividades, dinamizadas com o apoio da Câmara de Setúbal, arrancam no dia 29, às 19 horas, enquanto a inauguração oficial decorre às 21 horas, momento assinalado com um apontamento musical pela fanfarra dos Escuteiros do Agrupamento 64 de São José.
O primeiro dia de festa inclui, às 20 horas, a inauguração da exposição “Brinquedos e Modelos em Madeira”, de Jorge Português, no Moinho de Maré, enquanto às 21h30 há danças de salão pela União Desportiva e Recreativa das Pontes. A animação continua às 22h00, com a música de Luís Portela e, às 23 horas, com Ricardo Laginha.
O programa de dia 30 começa com um torneio de malha corrida, às 16 horas, a que se segue, já à noite, uma exibição de sevilhanas. Depois, há música com Carina Martins, às 21 horas e, uma hora depois, um espetáculo com o grupo musical Banza. A fechar a noite, a partir das 21h30, há baile com André Patrão.
No último dia do certame, a 31, há um passeio de BTT, com partida do Moinho de Maré da Mourisca, e um passeio pedestre, com início na sede da Junta de Freguesia do Sado, ambos às nove da manhã. No período da manhã, às 11 horas, realiza-se ainda uma missa campal.
À tarde, há um torneio de chinquilho, às 15 horas, uma sessão de zumba fitness, às 18 horas e, uma hora depois, um minifestival de folclore com o Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão e os ranchos folclóricos do Bairro da Fraternidade de São João da Talha e Etnográfico “Os Águias do Alto Estanqueiro”.
A música continua às 20h45, com o duo Flávia e Rafael, enquanto o encerramento oficial das festividades, com a entrega de prémios dos concursos de gastronomia, doçaria e licores, decorre a partir das 21h30. Até ao fim da festa há animação musical com Cantares do Sado, às 22 horas, e o grupo musical Duplo R, às 23 horas.

Agência de Notícias

Comentários