Mercado do Livramento, em Setúbal, comemorou 138 anos

“Um dos melhores mercados de Portugal” está em Setúbal 

Os 138 anos do Mercado do Livramento, em Setúbal,  foram assinalados ontem de manhã com uma festa que incluiu a celebração de um acordo entre a Câmara Municipal e os comerciantes para a cedência das instalações de frio e gelo. A presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, e o presidente da direção da Associação dos Comerciantes do Mercado do Livramento, Henrique João, firmaram uma declaração de intenção de celebração de contrato de comodato das instalações de frio e gelo localizadas no Mercado do Livramento. A praça de Setúbal é vista por todos como "uma das melhores do país". 


Praça de Setúbal cortou bolo com 138 velas 

Com este acordo, a Câmara Municipal, proprietária do Mercado do Livramento, cede gratuitamente à ACML – Associação dos Comerciantes do Mercado do Livramento as instalações de frio e gelo aos comerciantes daquele espaço para que assegurem o acondicionamento de produtos nas câmaras de frio e o fornecimento de gelo aos vendedores daquela praça setubalense.
Estas instalações têm sido geridas pela Autarquia desde que entraram em funcionamento após a instalação decorrente das obras de remodelação e modernização de que o Mercado do Livramento beneficiou recentemente.“Este é um protocolo de trabalho, como todos os protocolos que são celebrados por esta Câmara”, frisou Maria das Dores Meira, acrescentando que a gestão das instalações de frio e gelo passa agora a ser feita “como deve ser e como diz a lei”.
Perspetiva também partilhada por Henrique João, para quem o acordo agora celebrado é mais um resultado da longa parceria desenvolvida entre a Câmara Municipal e ACML, além de “dotar o mercado com ainda melhores condições para quem o visita e nele trabalha”.
A assinatura da declaração de intenção de celebração de contrato foi um dos pontos altos do programa comemorativo dos 138 anos do Mercado do Livramento.

138 anos comemorado com descontos
Em paralelo, vários comerciantes apresentam durante o dia produtos com desconto, como forma de assinalar a data.
“Todos fazem este mercado”, sublinhou Maria das Dores Meia referindo-se, além da Câmara Municipal, aos comerciantes que ali desenvolvem a atividade e ao público que diariamente, há 138 anos, escolhe o Livramento para fazer as suas compras.
A praça  de Setúbal, “um dos melhores mercados de Portugal”, salientou a chefe do executivo setubalense, assume-se como um ícone patrimonial e cultural do concelho. “Assim fazemos também de Setúbal a grande capital da margem norte do Sado, porque este é o rio que nos define, que faz parte das nossas vidas, que dá de comer a muitos de nós”, sublinhou a autarca.
Ao final da manhã de ontem, 31 de Julho, cantaram-se os parabéns ao Mercado do Livramento e distribuiu-se bolo de aniversário pelo público presente.
O espaço foi animado ao longo da manhã com música e incluiu momentos de poesia e de pintura.

Agência de Notícias
Leia outras notícias do dia em 

Comentários