Festas de Alcochete começam a 8 de Agosto

Música, religião e touros nas Festas do Barrete Verde 

De 8 a 15 de Agosto, a vila de Alcochete é palco de mais uma edição das tradicionais Festas do Barrete Verde e das Salinas que, anualmente, atraem e contagiam milhares de visitantes com a as tradições de um Concelho que respira Festa Brava e exalta a sua identidade local. Por esta altura, Alcochete recebe milhares de visitantes atraídos pelas tradições taurinas, gastronomia, fado, exposições e pela animação que se vive nas ruas, largos e ruelas do Núcleo Antigo, onde se sente o bairrismo e a paixão por estas festividades que homenageiam três figuras basilares da história local: o Campino, o Forcado e o Salineiro. Largadas e corridas de toiros, a Procissão por Terra e por Mar em Honra da Nossa Senhora da Vida. Quim Barreiros e Sérgio Rossi são as principais animações musicais das festas que arrancam esta sexta-feira

A festa brava é uma das principais atrações em Alcochete 

A vila de Alcochete está ficar engalanada para receber as Festas do Barrete Verde e das Salinas. Entre os dias 8 e 15 de Agosto, Alcochete vive os dias mais esperados do ano, há muita animação nas ruas, música, exposições, entradas e largadas de toiros e muitas surpresas.
Numa organização do Aposento do Barrete Verde as festas enaltecem "a identidade local numa preservação das tradições das gentes da beira-tejo. Momentos como a homenagem ao Forcado, Campino e Salineiro, a Noite da Sardinha Assada, as arruadas com a Charanga da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, a Procissão por Terra e por Mar em honra de Nossa Senhora da Vida, outro dos momentos mais marcantes das festividades reveladoras da sentida religiosidade e fé das gentes locais, marcam anualmente as Festas do Barrete Verde e das Salinas. Os espetáculos diversos são outras das atracções espalhadas pelos largos da festa: São João, da República e João da Horta. 
A Noite da Sardinha Assada, na noite de sábado, 9 de Agosto, que se prolonga quase até ser dia, em parte pela actuação da Charanga, que arrasta uma multidão de gente pelas ruas da Vila em grande animação, assume, anualmente, lugar de destaque na programação.
A Câmara de Alcochete associa-se às Festas através de um apoio financeiro no valor de 32 mil e 400 euros e um apoio logístico na ordem dos 45 mil euros, assim como a Junta de Freguesia de Alcochete que também apoia as Festas.

Quim Barreiros e Sérgio Rossi nas Festas
A Direcção do Aposento do Barrete Verde refere o esforço empreendido na elaboração de uma programação diversificada, em que no capítulo musical os destaques são os artistas Quim Barreiros e Sérgio Rossi. “Fizemos um grande esforço no sentido de apresentar uma programação diversificada, há mais largadas de toiros, mais diversão e mais espectáculos musicais”, destaca o Presidente da Direcção do Aposento, Artur Organista.
“Preparámos esta programação a pensar nas pessoas, que só foi possível devido a uma gestão financeira muito rigorosa. A população manifesta vontade em apoiar as festas mas as dificuldades económicas são muito difíceis”, lamenta Artur Organista.
Durante oito dias a vila de Alcochete ganha ainda mais vida e prepara-se para receber milhares de visitantes que chegam à procura de uma Terra de Encantos e Emoções. 

Programa das Festas do Barrete Verde e das Salinas 2014

Agência de NotíciasLeia outras notícias do dia em 


Comentários