Porto de Setúbal requalifica Doca dos Pescadores

Obras de requalificação melhoram estética do Porto de Setúbal 


Durante inicio deste mês, Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, concluiu a empreitada de recarga das retenções marginais do Terminal Roll-on Roll-off do Porto de Setúbal e as obras de reabilitação do Edifício dos Cacifos dos Pescadores, junto à Doca de Pesca, que culminou com a pintura, nas fachadas do edifício. Esta semana arrancou a 2.ª fase das obras de requalificação da zona ribeirinha do Cais 1 do Porto de Setúbal.


Obras de melhoria do terminal ro-ro estão concluídas 

A Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) deu início à 2.ª fase das obras de requalificação da zona ribeirinha do Cais 1 do Porto de Setúbal.
O conjunto de intervenções, diz a administração do porto, "vai permitir novas condições de acessibilidade e estacionamento, melhores condições de operacionalidade às atividades marítimo-turísticas, que utilizam o Cais 1 como ponto de embarque e desembarque para as suas atividades e da restauração".
A APSS diz ainda em comunicado que “as obras pretendem também proporcionar à população um melhor e mais agradável usufruto duma área privilegiada da zona ribeirinha”.
Depois da construção de um arruamento que ligou a Rua Praia da Saúde ao Cais 1, com a requalificação do existente, deu-se início à 2,ª fase, com a construção de um parque de estacionamento no terrapleno existente e um percurso pedonal, com laje em betão.
Entretanto, afirma a administração, já terminou uma intervenção de reabilitação do Edifício dos Cacifos dos Pescadores, junto à Doca de Pesca do Porto de Setúbal, que culminou com a pintura, nas fachadas do edifício, de uma obra de grafite alusivo à temática marítima, da autoria do artista Paulo Arraiano.

Manutenção no Terminal Roll-on Roll-off concluída 
Ainda dentro das melhorias que o porto de Setúbal e Sesimbra tem efectuado, já foi concluída a empreitada de recarga das retenções marginais do Terminal Roll-on Roll-off do Porto de Setúbal.
Os trabalhos consistiram "essencialmente na colocação de enrocamento, constituído por pedra distribuída pela retenção marginal", explica fonte da APSS ao ADN.
Esta empreitada insere-se nas obras de rotina de manutenção dos índices de operacionalidade do Terminal Roll-on Roll-off, o terminal líder nos portos portugueses na exportação e importação de veículos novos, com cerca de 95 por cento do movimento total nacional, sobretudo dos carros fabricados na Autoeuropa, em Palmela.
Recorde-se que o terminal irá beneficiar de "obras de expansão em 5 hectares para poder passar a oferecer também serviços de valor acrescentado na importação e exportação de veículos, serviços atualmente executados em parques de segunda linha", diz a APSS.
O objetivo é tornar "o porto de Setúbal um 'hub ro-ro' automóvel, [ou seja, uma plataforma logística e de distribuição a nível intercontinental], na ligação entre as rotas do Atlântico, África, Ásia e as linhas do Mediterrâneo, igualmente potenciando a distribuição de automóveis para Portugal e Espanha, até Madrid", explica a administração dos portos de Setúbal e Sesimbra.

Agência de Notícias

Comentários