Politécnico de Setúbal e Autoeuropa anunciam parceria

Politécnico lança curso de pós-graduação em Motorização de Veículos Elétricos e Híbridos

O Diretor Geral da Volkswagen Autoeuropa reafirmou, durante a assinatura do protocolo com o Instituto Politécnico de Setúbal e o Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel, que pretende “avançar no próximo ano para um mestrado em Engenharia Automóvel e Elétrica”. Por agora arranca o curso de pós-graduação em Motorização de Veículos Elétricos e Híbridos. Esta formação destina-se, em especial, a licenciados e mestres nas áreas da engenharia mecânica, eletrotécnica e eletrónica, bem como a profissionais do ramo da engenharia com experiência profissional, e pretende dotar os formandos de competências essenciais que respondam às verdadeiras necessidades da indústria, de acordo com as principais tendências e exigências da mobilidade sustentável. As primeiras aulas, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, arrancam já em Outubro. 

Escola Superior de Tecnologia recebe pós-graduação em Outubro

António Melo Pires adianta que atualmente “já se começa a sentir, sobretudo nos concessionários, alguma necessidade em termos de conhecimentos de engenharia automóvel elétrica, nomeadamente na manutenção de sistemas elétricos, que implica cuidados especiais na sua manipulação”, diz o responsável máximo pela fábrica de Palmela.
De acordo com o mesmo responsável, a aposta na pós-graduação e no futuro mestrado nesta área da engenharia consiste “sobretudo no preenchimento de uma área que se vai revelar estratégica para Portugal no âmbito da mobilidade automóvel e da mobilidade elétrica, face à crescente necessidade de recursos humanos capacitados e qualificados", refere António Melo Pires.
O sistema de gestão de mobilidade implica a sua integração “com os veículos, com os sistemas de carregamento e com aquilo que é o dia-a-dia das cidades”, frisou José Felizardo, Presidente da Comissão Executiva do CEIIA (Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel), pelo que “a mobilidade elétrica não muda só o paradigma automóvel muda o comportamento das cidades […] e garantidamente as competências que vamos desenvolver neste curso serão críticas não só para a competitividade das empresas, mas essencialmente para o país se continuar a afirmar”.
Na opinião do Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), Pedro Dominguinhos, esta iniciativa reveste-se “da maior relevância quer do ponto de vista do Politécnico de Setúbal, mas acima de tudo de um cluster de mobilidade sustentável que queremos construir em Portugal”, considerando tratar-se de “um eixo essencial para o desenvolvimento do país” pelo que esta pós-graduação “é sobretudo um ponto de partida para outros projetos que nós queremos iniciar, quer do ponto de vista da investigação, quer do ponto de vista formativo”.
Esta formação destina-se, em especial, a licenciados e mestres nas áreas da engenharia mecânica, eletrotécnica e eletrónica, bem como a profissionais do ramo da engenharia com experiência profissional, e pretende dotar os formandos de competências essenciais que respondam às verdadeiras necessidades da indústria, de acordo com as principais tendências e exigências da mobilidade sustentável.
Recorde-se que a partir de Outubro o IPS abre o curso de pós-graduação em Motorização de Veículos Elétricos e Híbridos, que será ministrada, em horário pós-laboral, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal.

Agência de NotíciasLeia outras notícias do dia em 

Comentários