Manifestação do PAN Almada contra as corridas em Setúbal

PAN quer acabar com corridas de touros na cidade de Setúbal 

O Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) de Almada anunciou ontem que vai realizar um protesto no sábado, junto à praça de toiros Carlos Relvas, em Setúbal, à hora em que se realiza uma corrida de toiros, entre as 20h30 e as 22 horas. Carla Feijão, Presidente do Conselho Local de Almada do PAN, quer um protesto "pacífico".  O protesto realiza-se, avança o partido, pelo "simbolismo que representa para a população de Setúbal, e que a cada ano tem vindo a demonstrar mais interesse no nosso envolvimento neste tipo de acções". O PAN quer "o fim imediato destas práticas tauromáquicas em substituição por outras actividades culturais enriquecedoras para a sociedade".

PAN realiza protesto contra corridas de Touros em Setúbal 

"Consideramos eventos como a tauromaquia cruéis, bárbaros e totalmente inadaptados à época em que se vive, pelo que consideramos urgente formarmos-nos numa sociedade justa, adaptando-a a conceitos morais e éticos", refere o PAN em comunicado.
A ação de protesto, que a organização garante que vai ser pacífica, vai decorrer no dia 26 de Julho, sábado, entre 20:30 e as 22 horas junto à praça de toiros de Setúbal, onde vai decorrer uma corrida de toiros. Segundo o Partido pelos Animais e pela Natureza, a população de Setúbal "tem vindo a demonstrar mais interesse no nosso envolvimento neste tipo de acções".  
Até porque, diz Célia Feijão, "lamentavelmente repetem-se as sucessivas corridas de toiros em Setúbal". O PAN recorda que a Praça de Toiros Carlos Relvas "foi reabilitada com o apoio da Câmara de Setúbal, canalizando as verbas financeiras que deveriam ter sido atribuídas às Associações de Solidariedade Social e Centros de apoio aos jovens daquele município, para os ajudar nos processos de apoio, da reabilitação e integração social", diz a Presidente do Conselho Local de Almada do PAN. 
Este é "mais um ´exímio´ exemplo de como alguns governantes, que pela via da imoralidade, favorecem os interesses pessoais e de amigos, prejudicando uma facção social, ainda que maioritária, mas sem expressividade pela via diplomática. Isto acontece, porque cada vez se criam mais pessoas dependentes do sistema, ou seja, dependentes da sua caridade, sem meios nem recursos para garantir os seus direitos sociais", revela Carla Feijão. Contudo, o PAN Almada "está atendo a todas estas acções", diz o partido.
Literalmente contra os espectáculos tauromáquicos, o PAN considera que "esta forma de exploração primitiva, à custa do sangue de vítimas inocentes para entretenimento do ser humano deve ser abolida, e práticas como esta deverão ser imediatamente substituídas por actividades culturais enriquecedoras e beneméritas para a sociedade", recomenda a Presidente do Conselho Local de Almada do PAN. 
"Pelos animais que irão ser selvática e brutalmente torturados nesta praça de toiros, apelamos à presença de todos os que são contra esta forma cruel de entretenimento neste protesto simbólico, para que juntos possamos mostrar que a tauromaquia não é, e jamais será, consensual, devendo ser abolida imediatamente. Os animais necessitam de nós e da nossa voz, pois por si só, nunca conseguirão lutar pelo seu direito à dignidade e à vida", conclui o comunicado do PAN Almada.

Agência de NotíciasLeia outras notícias do dia em 

Comentários