Setúbal derruba edifícios antigos na Estrada da Graça

Demolição de antigos edifícios para impedir futuras ocupações

A Câmara  de Setúbal iniciou nesta segunda-feira a demolição de diversos edifícios em ruínas na Estrada da Graça, numa extensão de cerca de 130 metros, "devido ao risco de desmoronamentos". A obra contribui para "a requalificação da imagem urbana da zona e visa ainda impedir futuras ocupações indevidas das construções que coloquem em risco a segurança de pessoas e bens e a degradação das condições de salubridade”, anunciou a autarquia.


Demolição de antigos edifícios na Estrada da Graça começou  ontem 

"A autarquia está a executar esta obra de forma coerciva, após ter tomado posse administrativa dos edifícios por incumprimento dos respectivos titulares da ordem de execução das intervenções", refere um comunicado do município setubalense divulgado ontem.
A demolição dos imóveis situados entre os números 240 e 248, junto ao monumento da Pedra Furada, está
a ser executada por militares do Exército, ao abrigo de um protocolo de colaboração com Regimento de Engenharia n.º 1 da Pontinha, tendo acompanhamento de diversas áreas da Autarquia, incluindo o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros
Segundo comunicado do município de Setúbal, “a obra contribui para a requalificação da imagem urbana da zona e visa ainda impedir futuras ocupações indevidas das construções que coloquem em risco a segurança de pessoas e bens e a degradação das condições de salubridade”.
A Autarquia está a executar esta obra de forma coerciva, após ter tomado posse administrativa dos edifícios por incumprimento dos respetivos titulares da ordem de execução das intervenções. Os custos resultantes das demolições serão imputados aos proprietários.
Segundo o coordenador da Protecção Civil Municipal, José Luís Bucho, as construções em causa constituíam um "perigo para a segurança de pessoas e bens".
A semana passada, o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social também iniciou a demolição de diversas construções clandestinas, onde residiam 48 agregados familiares, na antiga fábrica Mecânica Setubalense, também junto à Estrada da Graça, mas a câmara de Setúbal garante que se tratou apenas de uma coincidência de datas.
Durante os trabalhos, a circulação automóvel na Estrada da Graça encontra-se condicionada, embora não esteja previsto o corte da via.

Comentários