Fernando Pó recebe Mostra e Feira de Vinhos

Três dias de festa em Fernando Pó para promover vinhos de Palmela 

A 19.ª Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão em Fernando Pó e Feira de Vinhos do Concelho de Palmela conta com 29 vitivinicultores a concurso, que vão apresentar 29 vinhos tintos, em disputa por um lugar entre os dez melhores vinhos desta edição. “Mostrar a todos os visitantes que somos merecedores dos créditos que nos dão” é o objetivo apresentado por Andreia Bento, representante da Comissão da Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão em Fernando Pó que decorre naquela localidade de hoje a domingo, 11 de Maio. 

Fernando Pó, em Palmela, recebe mais uma edição da Mostra de vinhos 

Entre 9 e 11 de maio, a localidade de Fernando Pó é palco da 19ª Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão e da Feira de Vinhos do Concelho de Palmela, numa organização da Comissão da Mostra e da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, com o patrocínio da Câmara  de Palmela.
Ao longo do fim de semana, 29 tintos, em representação de 29 adegas de Poceirão e Marateca, estarão disponíveis para prova pelo público e serão analisados pela Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, que selecionará os 10 Melhores Vinhos do Ano, a revelar no final de domingo. O tinto é rei no certame, mas o público terá, também, à sua disposição uma gama de 13 brancos destas duas freguesias.
A par da Mostra, diz a autarquia de Palmela em comunicado, "o recinto acolherá a Feira de Vinhos do Concelho de Palmela, com a participação de 12 empresas, onde será possível adquirir alguns dos melhores vinhos produzidos na região e contactar de perto com os produtores". 
À lista de motivos para uma visita a Fernando Pó, "acrescem mais de uma dezena de pavilhões de produtos locais - doçaria, queijos, enchidos, entre outros - que complementam a paleta de saberes e sabores a (re)descobrir neste certame, e as tasquinhas, no espaço de gastronomia, que convidam a momentos descontraídos, em família ou entre amigos", refere fonte da organização.´
Tal como o ano passado, o orçamento deste ano é de 15 mil euros - a Câmara de Palmela dá 3.200 euros - e Andreia Bento, responsável pelo certame, refere que o grande objectivo é chegar "aos 8 mil visitantes do ano passado".

Um programa diversificado, para visitantes e profissionais
Para os profissionais do setor, estará patente, no exterior, a tradicional exposição de alfaias agrícolas, e o programa conta com um colóquio, durante a manhã de sábado, onde estará em destaque a importância das castas na atividade vitivinícola. 
A PORVID - Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira (da qual o Município de Palmela é associado, e que tem em funcionamento, em Pegões, o Pólo Experimental Central para a Conservação da Variabilidade Genética das Videiras Autóctones) apresentará a comunicação "Importância da seleção na Viticultura da Região", e a AVIPE - Associação de Viticultores do Concelho de Palmela, trará ao debate "As novas castas para a região da Península de Setúbal", numa altura em que é, já, bem visível, a abertura da região para outras castas, além das tradicionais Castelão, Fernão Pires e Moscatel.
Como habitualmente, um programa de animação diversificado propõe espetáculos para vários públicos, com a participação destacada do movimento associativo local.
As entradas têm o valor simbólico de dois euros na sexta-feira, e um euro ao sábado e ao domingo. Para participar nas provas, é necessário adquirir o copo oficial, que custa três euros e dá acesso à degustação de mais de quarenta vinhos.

"O coração" da região vitivinícola da Península de Setúbal
Na sua 19ª edição, a Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão assume-se, uma vez mais, "como a grande montra dos vinhos de qualidade produzidos nestas freguesias rurais do concelho de Palmela, que contabilizam mais de 280 quilómetros quadrados de extensão, verdadeiros 'jardins de vinhas'. Consideradas como 'o coração' da região vitivinícola da Península de Setúbal, Marateca e Poceirão são o lar de dezenas de adegas, com vinhos de qualidade reconhecida nacional e internacionalmente", diz o gabinete de imprensa da Câmara de Palmela.
O presidente da Câmara de Palmela lembra que a autarquia "teve um papel preponderante no arranque da mostra". Agora, 19 anos depois, Álvaro Amaro diz que o certame atingiu "uma maturidade" que lhe permite "dar passos, escolher um modelo e encontrar na Câmara um parceiro para esse caminho". Para o chefe do executivo palmelense, a Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão e da Feira de Vinhos do Concelho de Palmela "é o evento mais genuínoe autêntico, porque está no seu ambiente natural".
 Desde a sua criação, há quase duas décadas, na sequência de um desafio lançado pelo Município, a Mostra incentivou as empresas - de tradição familiar e grande qualidade, mas habituadas a vender o vinho a granel - a divulgarem os seus produtos e a avançarem para a criação de marcas próprias. 
"Hoje, esta é uma região plena de vitalidade e dinamismo, com as novas gerações a assumirem um papel inovador, onde é visível o grande investimento na atualização dos processos de produção, na qualificação profissional e no marketing. No momento, e ao abrigo do programa VITIS, verifica-se, também, um forte incremento na reconversão da vinha, que contribuirá, certamente, para qualidade acrescida da produção", explica a autarquia.
Para José Silvério, presidente da união de freguesias da Marateca e Poceirão, "a festa deve continuar cada vez mais forte". Afinal, como conta Henrique Soares, da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, "esta mostra é a melhor maneira de divulgar os vinhos produzidos na região". Arranca já esta tarde, em Fernando Pó, no concelho de Palmela.  

Programa
09 de Maio

19H00 Inauguração Oficial
19H00 Abertura ao Público da Mostra
21H00 Espetáculo musical com Jorge Guerreiro
22H30 Baile com João Tendeiro

10 de Maio

10H00 Abertura ao público
10H00 Colóquio
I - “Importância da seleção na Viticultura da Região”, pela PORVID, Associação  Portuguesa para a Diversidade da Videira
II - “As novas castas para a região da Península de Setúbal”, pela AVIPE, Associação de Viticultores do Concelho de Palmela
16H00 Matiné com João Tendeiro
18H00 Atuação da TUNAPAPASMISTO (Tuna Académica Mista do Instituto Politécnico de Portalegre)
21H00 Espetáculo musical com Natural3Soul
22H30 Baile com o João Tendeiro

11 de Naio

10H00 Abertura ao público
15H00 Matiné com João Tendeiro
16H00 Espetáculo de Flamenco (Grupo da Sociedade Filarmónica Humanitária, Palmela)
17H00 Atuação do Rancho Folclórico e Regional de Fernando Pó           
19H00 Divulgação dos 10 Melhores Vinhos. Entrega de diplomas e lembranças a todos os vitivinicultores participantes
21H00 Baile até ao encerramento da Mostra com João Tendeiro

Sexta, Sábado e Domingo

Comentários