Congresso reuniu dezenas de alunos em Sesimbra

"Para sermos adultos saudáveis temos que ser jovens responsáveis"

"Ouve bem com atenção o que eu te vou dizer para teres uma boa alimentação muita fruta e legume tens que comer". Foi esta a mensagem final deixada pelas crianças da Escola Básica e Jardim de Infância do Pinhal do General, que com uma pequena peça de teatro abriram da melhor forma o XIV Congresso do Grupo de Intervenção em Saúde Comunitária  que decorreu no Cineteatro Municipal João Mota, em Sesimbra, no dia 23 de Maio, disse o gabinete de imprensa da Câmara de Sesimbra. 


Congresso incentivou jovens à pratica de estilos de vida saudáveis 

O encontro, que reuniu dezenas de alunos de vários estabelecimentos de ensino do concelho, este ano subordinado ao tema Jovens Responsáveis Adultos Saudáveis, abordou não apenas matérias relacionadas com a saúde, como a importância de uma alimentação equilibrada e da prática de exercício físico, como também assuntos que preocupam os jovens e a comunidade, entre os quais os problemas ligados à adolescência, às dependências ou à sexualidade.
Na cerimónia de abertura, o presidente da Câmara de Sesimbra, Augusto Pólvora, salientou, em primeiro lugar, os três parceiros do congresso. "Destaco a organização do projeto, que são a autarquia, a ACES [Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida]  e as escolas do concelho. São três realidades fundamentais da nossa democracia e, no meu ponto de vista, três das mais importantes conquistas do 25 de Abril: A escola pública, o serviço nacional de saúde e o poder local".
O autarca enalteceu ainda a vitalidade do projeto e o interesse das questões que aborda. "É uma responsabilidade social, porque é importante incutir nos alunos estilos de vida saudáveis e a prevenção é um aspeto indispensável neste processo", garantiu Augusto Pólvora.

Médicos, professores e alunos em sintonia 
Também o representante do ACES da Arrábida, o médico Ramón Ruano, alertou os jovens para a necessidade de se adotarem estilos de vida saudáveis. "Trabalhar a promoção da saúde é para nós fundamental. É um trabalho contínuo, porque que cabe a todos nós promover uma vida ativa, uma alimentação equilibrada e uma vida sexual saudável, com responsabilidade e moderação", concluiu o médico.
Em representação dos professores, Cristiana Oliveira, do Agrupamento de Escolas da Boa Água, enalteceu a iniciativa, na qual participa pela primeira vez. "Segundo a declaração de Jacarta, a saúde é um direito fundamental no ser humano e um fator indispensável no desenvolvimento económico e social".
Já Ana Pereira, do 8.º ano, que representou os alunos, destacou a importância destes encontros na formação dos jovens, para que estejam mais esclarecidos e conscientes. "Estejam atentos os temas que aqui vão ser apresentados e debatidos, porque para sermos adultos saudáveis temos que ser jovens responsáveis", disse a estudante.
O congresso terminou com a peça de teatro O Que Estás a Fazer?!,dinamizada pela Fundação PT, representada pelos atores Pedro Górgia, Alexandre da Silva e Vicente Morais, que tem como objetivo alertar a comunidade educativa para a utilização correta e segura das tecnologias de informação, bem como partilhar conhecimentos essenciais para uma utilização segura e responsável da Internet e do telemóvel.
O XIV Congresso do Grupo de Intervenção em Saúde Comunitária foi organizado pela Câmara de Sesimbra, Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida e agrupamentos de escolas do concelho, e contou com o apoio da GNR – Escola Segura.

Comentários