Alunos experimentam ser autarcas em Setúbal

Alunos da Azeda foram autarcas por um dia 


Alunos da EB1/JI Azeda ficaram a conhecer no dia 24, de manhã, ao pormenor, os Paços do Concelho da Câmara Municipal de Setúbal, durante uma visita do projeto educativo “Faz de conta que somos autarcas”. Os autarcas foram explicando tudo o que sabiam mas... não conseguiram explicar porque se chama "câmara municipal" à entidade que gere os destinos do concelho. 

Alunos da Escola da Azeda estiveram na câmara de Setúbal 

O edifício e os vários serviços autárquicos a funcionar nos Paços do Concelho deixaram de ser segredo para os 19 alunos de uma turma do quarto ano da escola da Azeda, que aprenderam, por exemplo, para que serve a secção de contabilidade ou como funciona o atendimento ao público.
A Sala de Sessões, o Salão Nobre e o gabinete da presidente Maria das Dores Meira arrancaram, porém, os maiores suspiros de admiração do grupo visitante.
“Que grande!”, soltou a pequena Inês Pereira ao dar os primeiros passos na Sala de Sessões, onde a turma teve oportunidade de simular uma reunião da Assembleia Municipal.
Já no Salão Nobre dos Paços do Concelho a lição centrou-se mais na história do concelho, com todos os olhos e ouvidos centrados no Tríptico dos Ilustres Setubalenses, composição de três quadros da autoria de Luciano dos Santos onde estão representadas grandes figuras nascidas em Setúbal ou que fizeram da cidade a terra de adoção.

Porque se chama “câmara municipal”?  

A visita, organizada pela Câmara Municipal, no contexto da oferta educativa do Museu do Trabalho Michel Giacometti, e realizada pelo estabelecimento de ensino da Azeda no âmbito da oferta complementar do Agrupamento Vertical de Escola de Aranguez de “Educação para a Cidadania”, terminou com uma pequena sessão de esclarecimento de dúvidas.
Muitas das perguntas foram esclarecidas, como o porquê de não poder haver dois presidentes de câmara, mas outras ficaram com os pontos de interrogação em suspenso, devido à dificuldade em se explicar, por exemplo, porque se chama “câmara municipal” à entidade que gere os destinos do concelho.

Agência de Notícias

Outras Notícias do dia em destaque
Previsões Semanais por Margarida Fernandes 
Tribunal da Moita pode perder valências 
Alcácer prepara Caminhada do Magusto 
Recepção à Comunidade Escolar no Barreiro 
Operação da GNR prende seis em Sesimbra e Palmela 
Histórias do Mundo: Gato regressa a casa um ano depois 
Barcos do Montijo regressaram ao Terreiro do Paço 
Feira do Chocolate regressa a Grândola em Novembro 
Junta de Freguesia de Palmela "sem governo" 
Quinta Feira Louca no Freeoport Alcochete 

Fotoreportagens em destaque 
Esperanças perdidas na Cisjordânia por Cédric Gerbehaye
ADN Moda - Mara Martins por João Marreiros 

Vídeo em destaque: 
ADN Moda: Mara Martins por Paulo Jorge Oliveira  

Comentários