Escuta...

Pena Solta - By Lia Santos
Escuta...
Aqui no meu coração eu guardo uma melodia que eu comecei mas não terminei ainda, a canção aqui no meu interior é só o começo para a libertação da alma... a hora chegou de meus sonhos serem ouvidos...eles não serão deixados de lado e transformados em seus próprios medos, tudo porque um dia alguém não vai querer ouvir ou não vai querer importar-se...escuta, eu não estou sozinha numa encruzilhada,  estou em casa, na minha própria casa...no meu mundo onde tudo é imaginável e mais perto da realidade... Eu tentei e tentei dizer o que está na minha mente, tentei e tentei escrever...mas acabei desenhando nas paredes que me rodeiam e suportam o meu forte...a minha casa!


Agora eu não acredito em castelos, contos ou triângulos...eu sou mais do que aquilo que a mente vê, mais que o infinito mas menos que o amanhã...eu segui a voz que me chama...mas agora eu tenho que achar a minha própria voz, aquela que me aguenta e da razão aos meus desenhos...aquela...a minha...há alguém aqui dentro, alguém que pensei que tinha morrido há muito...eu estou gritando e os meus sonhos serão ouvidos, sentidos e eles não serão deixados de lado sobre palavras...apenas porque alguém não vai ouvir...escuta, estou sozinha numa encruzilhada...estou em casa, na minha própria casa,  e eu tentei e tentei dizer o que está na minha mente...tentei...não sei de onde eu pertenço...mas eu vou continuar andando. Se não fizer isso, ou se não continuar, não irei acabar esta melodia...esta canção...a canção da minha vida...começo e irei completar mesmo se alguém não me escutar...apenas vou desenhar ao longo do caminho que vou percorrendo, deixando para trás uma paisagem a ganhar a forma dos meus sonhos...desejos? Talvez! Mas muitas perguntas me rodeiam e poucas respostas ganhas...vou formando uma melodia com vários destinos e espaços...imagens e tons...comigo tenho a força e a liberdade...estou no imaginável e mais perto da realidade...eu tentei e tento chegar, chegar mais além mais perto daquele lugar.
Aquele me que sustenta a alma enquanto durmo, aquele que guarda os meus sonhos e mos deixa realizar...aquele meu espaço, o meu tempo. tento falar...clarificar mas não encontro palavras...estou perdida nos sentimentos que não consigo definir ou mostrar...como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesma tenha que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher. Talvez neste exato momento, não sonhasse com o futuro, nem vivesse no passado, há dias tenho vagado na mente distante, incessante, mas exatamente neste instante, tenho sido incoerente e não só com opiniões diferentes, mas também com pouca e muita gente. sou assim...naturalmente! O que fazer? Tenho medo da dor, tenho medo de sofrer, tenho medo de brigar com meu amor, de matar, de morrer... Será que todos são assim? Não sei mais quem sou...mas estou na minha casa...a saudade, engrandece a tristeza, que mesmo sendo de nossa natureza, não consigo aceitar!

Sinto falta de tudo, sinto falta de mim! Na memória, a lembrança tardia de um sorriso e um olhar de uma triste alegria, que glorifico! é o que me faz despertar! Cantando agente inventa... Inventa um romance, uma saudade, uma mentira... Cantando a gente faz história... Foi gritando que eu aprendi a cantar...sem nenhum pudor, sem pecado. Canto pra espantar os demónios, pra juntar os amigos... para sentir o mundo, pra seduzir a vida. a despedida é um momento de tristeza , em que corações se preparam para viver uma saudade...mesmo que ninguém me escute...eu tentei e tentei dizer o que está na minha mente, tentei e tentei escrever...mas acabei desenhando nas paredes que me rodeiam e suportam o meu forte...a minha casa! Também tenho saudade do que não existiu, e dói bastante pensar ou imaginar...como? Porquê? Apenas é uma nota da minha melodia...é oportuno que, em meus sorrisos, eu me lembre de que existem os que choram, que, assim, meu riso não ofenda a mágoa dos que sofrem, por outro lado... quando chegar a minha vez de chorar, que eu não me deixe dominar pela desesperança, mas que eu entenda o sentido do sofrimento, que me nivela, que me iguala, que torna todos os homens iguais...Que eu não me considere melhor do que aqueles que ficarão atrás, porque pode vir o dia em que nada terei mais para minha jornada e aqueles, que ultrapassei na caminhada, me alcançarão e também poderão fazer como eu fiz e nada de fato fazer por mim, que ficarei no caminho sem concluí-lo... quando o dia brilhar, que eu tenha vontade de ver a noite em que a caminhada será mais fácil e mais amena, quando for noite, porém e a escuridão tornar mais difícil a chegada, que eu saiba esperar o dia como aurora, o calor como bênção... que eu perceba que a caminhada sozinha pode ser mais rápida, mas muito mais vazia...mas é o meu caminho.
Que a pressa em chegar não me afaste da alegria de ver as flores simples que estão a beira da estrada, que eu não perturbe a caminhada de ninguém, que eu entenda que seguir faz bem, mas que, às vezes, é preciso ter-se a bravura de voltar atrás e recomeçar e tomar outra direção... que eu não caminhe sem rumo, que eu não me perca nas encruzilhadas, mas que eu não tema os que tentam assaltar meus sonhos, minha canção...que eu chegue, sim... mas ainda mais importante, que eu faça chegar quem me perguntar, quem me pedir conselho, e acima de tudo, me seguir, confiando em mim...estou perdida em meus sentimentos...não consigo definir ou mostrar...assim mais digo... mais vale viver um sonho a dormir e sobreviver á realidade do que deixar de sonhar...ou acreditar...mais vale ter uma imagem do que uma palavras apenas...mais vale seguir a voz que me chama...mas agora eu tenho que achar a minha própria voz, aquela que me aguenta e da razão aos meus desenhos...aquela...a minha...há alguém aqui dentro, alguém que pensei que tinha morrido há muito...fizeste-me renascer das cinzas, deste sentido à minha vida, apareceste no momento sem tirares me dum beco sem saída.
Aceitemos a verdade tudo o que começa tem um fim... como posso viver em paz se estás em tudo o que me rodeia... para onde me viro à minha volta, se incendeia... é difícil de acreditar, sei que não te vou esquecer... só tudo irá acabar quando um dia eu desaparecer... abençoado seja o dia em que isso acontecer... espero estar longe de ti para poder adormecer serena... lamento-me por algo que entre nós aconteceu ... mas contente ficarei por ter chegado até aqui...nada acontece por acaso...tudo tem um motivo e seja ele qual for...um dia saberei...aqui no meu coração eu guardo uma melodia que eu comecei mas não terminei ainda, a  canção aqui no meu interior é só o começo para a libertação da alma... a hora chegou de meus sonhos serem ouvidos...eles não serão deixados de lado e transformados em seus próprios medos, tudo porque um dia alguém não vai querer ouvir ou não vai querer importar-se...escuta... eu não estou sozinha numa encruzilhada,  estou em casa, na minha própria casa...a vida é nascer... amar e morrer....mas antes de terminar tudo temos de nos sentir bem e fazer tudo pra nos sentir mos realizados em todos os pontos....nunca rejeites o que o sentimento manda pois a coisas que se ganham uma vez na vida e nunca mais voltam quando se perdem....desilusão e uma nova vida e o que nos faz desacreditar em tudo e deixar de sonhar...é morrer a espera de renascer de novo...um dia alguém nos vais fazer renascer e voltar a acreditar mas o passado marca e com muita força de vontade não deixamos morrer o nosso espirito...e com a incógnita do dia de amanha que sonho em ser feliz...sou realizada pois estou na minha casa, escrevendo esta melodia...então escuta...ninguém e igual mas toda a gente tem o mesmo objectivo...não acabar mas sim renascer... fazer o próximo pássaro voar...

O pior traidor da nossa vida pode ser a nossa ambição, pois devemos aceitar quem somos e o que temos e não querer sem nada fazer...e por vezes o arrependimento chega e é aquele que nos faz cair...mas de seguida logo renascer...se não fizer isso, ou se não continuar, não irei acabar esta melodia...esta canção...a canção da minha vida...começo e irei completar mesmo se alguém não me escutar...assim mais digo... mais vale viver um sonho a dormir e sobreviver á realidade do que deixar de sonhar...agradeço tudo aquilo que está na minha vida neste momento, incluindo nessa gratidão a dor...a minha compreensão do universo ainda é muito pequena, para julgar o que quer que seja na minha vida...um dia pode ser amanhã por isso não espero e começo do inicio...
E aí escuta-me...

Lia Santos

Lisboa 


(Lia Santos escreve todas as quartas-feiras a rubrica Pena Solta, pensamentos da alma)  




Outros artigos da autora:
















Comentários