"A Depressão dói"



Reticências da Sociedade by Ana Sofia Horta 


"A Depressão dói"

Não estando a fazer publicidade, mas é a única palavra que caracteriza a depressão – dor. De um dia para o outro, sem sabermos como, a tristeza invade o nosso corpo, o desinteresse, cansaço, dores. E não sabemos de onde vem e o seu significado, ate alguém diagnosticar o grande problema: depressão.


Poderá ser causada pelo presente: Desemprego por exemplo, ou por um acumular de coisas, perda d alguém especial, infância, descontentamento com algo e PUFF.
Iniciar tratamentos com comprimidos anti-depressivos, calmantes, SOS, e tentar muitas vezes controlar ataques de pânico.
As depressões são diferentes, as reacções são diferentes, apesar da tristeza comum. Há quem lide bem com a medicação e siga a vida em frente e não goste de abraços, mimos. Há quem veja a vida do avesso sem coragem para sair sequer da cama e querer um apoio, um mimo, um abraço. Mas tudo isto depende da origem da depressão.
É preciso que quem esteja à volta compreenda que não se necessita de lições de moral, as típicas palavras de “vai correr tudo bem”, “ainda tens tanto pela frente”, “força”, eu dei a volta (mas nunca teve uma depressão), “a minha vida também não foi fácil” estas expressões fazem uma pressão imensa e só irritam mais.
Os deprimidos vão tentando lidar com o assunto mas é muito importante que os que nos rodeiam percebam e apoiem sem dar lições de moral.
Sem fazer publicidade, mas sendo o melhor site português com  a melhor informação consultem http://www.adepressaodoi.pt/ .
As depressões são diferentes, as reacções são diferentes, apenas existe semelhança nos sintomas.
O mundo parece não ter sentido, a vida também não, e aqueles que achávamos amigos desaparecem e deixam-nos mergulhados na cama e na tristeza.



Ana Sofia Silva Horta
Educadora de Infância no Desemprego
Oeiras 

[Escreve todas as terças-feiras na rubrica Reticências da Sociedade]





Outros artigos da autora

Desespero total... 

Comentários