Adeus 2011! E agora como vai ser 2012?

Reticências da Sociedade by Ana Sofia Horta
Adeus 2011! E agora como vai ser 2012?

Para iniciar, desejo a todo um bom ano 2012, com saúde, felicidade, e paz. Sabemos de antemão que 2012 vai ser um ano de aumentos, ivas e tudo mais. E como portugueses que somos sofremos antes de tempo.
Pelo que reparei poucos festejaram em grande o final do ano velho pois já tinham o pensamento no novo ano.

Na minha passagem aproveitei para reflectir, pensar e repensar no ano antigo. Festejar a passagem de mudança de um minuto para o outro, acho um bocado ridículo, não é esse festejo que vai fazer o novo ano ser bom ou mau.
Este ano devemos pensar todos, a felicidade e alegria vai depender de nós, do que cultivarmos...
Na minha opinião deveremos aprender a ser este ano, trazer para este ano o que gostámos mais do outro ano, deixemos-mos de ser materialistas, vamos viver para nós, e ajudar os outros. Observar a nossa natureza, ajudar o vizinho a subir a escada e receber o maior sorriso de sempre, oferecer um pacote de arroz a quem mais precisa, comprar produtos portugueses e mostrar a todos estes políticos que não são eles que nos vão estragar a vida por andarem com a carteira mais recheada que nós.
Deixemos de ficar à espera que o outro abra a porta, vamos todos abrir a porta, será muito mais fácil, menos custoso, e será um trabalho em conjunto. Vamos fazer trabalhos de grupo, se cada um ajudar um pouco e virámos o nosso país, deixemos de ver jogos de futebol constantemente e contribuir para que baixem os ordenados aos que correm atrás de bolas, porque esses não nos vão ajudar quando precisarmos de ir ao hospital ou de comida.
Esta solução é a melhor para quem não tem vida própria e passa o tempo a meter-se na vida dos outros, faça voluntariado, ajude a vizinha que tem dificuldades, ofereça salsichas a uma instituição e existem tantas formas de ajudar e fazem-nos sentir tão úteis, e o sorriso deixa-nos nas nuvens. Como conseguir tanto com tão pouco!
Este ano... Vamos Aprender a Ser (um dos pilares da educação de Jacques Delors).


Ana Sofia Silva Horta
Educadora de Infância no Desemprego
Oeiras 

[Escreve todas as terças-feiras na rubrica Reticências da Sociedade]







Outros artigos da autora

 

Faltou o espírito de Natal 



Comentários