Confrontos entre adeptos geram tensão antes do "clássico" no Barreiro

Desacatos fora do estádio marcam tarde de futebol distrital

Momentos de grande tensão marcaram o final da tarde deste domingo no Barreiro, quando grupos de adeptos do Futebol Clube Barreirense e do Clube Olímpico do Montijo se envolveram em confrontos nas imediações do Estádio da Verderena, pouco antes do jogo do campeonato distrital de Setúbal, que terminou com a vitória dos montijenses por 2-1.
Confrontos entre adeptos antes do jogo no Barreiro

Os desacatos foram registados em vídeo e divulgados nas redes sociais pelo Instagram do barreirolive. As imagens mostram dezenas de indivíduos, muitos com o rosto tapado e vestidos de escuro, envolvidos em confrontos diretos, com arremesso de objetos, garrafas partidas no asfalto e até o uso de uma tocha, criando um cenário de perigo para quem circulava naquela zona da cidade.
Até ao momento, não existe confirmação oficial de feridos ou detenções relacionadas com estes incidentes.
A PSP do Barreiro confirmou a ocorrência dos confrontos entre adeptos e validou a autenticidade das imagens que rapidamente começaram a circular online.
"Não temos conhecimento de feridos até ao momento", explicou a Direção Nacional da PSP, ao site Notícias ao Minuto, acrescentando: "Confirmamos que se tratou de um incidente, deste domingo, no Barreiro, envolvendo adeptos, antes do jogo Barreirense - Olímpico do Montijo. O incidente ocorreu fora do complexo".

Polícia reforçou meios e situação foi rapidamente controlada
Segundo a mesma fonte, a PSP já tinha um dispositivo de segurança reforçado junto ao Complexo Desportivo da Verderena. Assim que foi alertada para os desacatos, deslocou equipas para o local com o objetivo de repor a ordem pública.
A intervenção policial levou à dispersão dos envolvidos, não se tendo registado novos incidentes, nem durante nem após o final do encontro.
A Direção Nacional da PSP adiantou ainda que existe uma "grande probabilidade de serem adeptos integrantes de grupos de adeptos [claques]" os indivíduos envolvidos nos confrontos.
O caso será agora alvo de investigação, sob a coordenação do Ministério Público, com o objetivo de identificar todos os intervenientes.
 
Rivalidade histórica aumenta tensão nos dérbis locais
A rivalidade entre o Futebol Clube Barreirense e o Clube Olímpico do Montijo é antiga e intensa, alimentada pela proximidade geográfica entre os dois concelhos do distrito de Setúbal e por um historial competitivo marcado por jogos de elevada carga emocional.
Estes encontros são frequentemente classificados como "escaldantes" e, regra geral, obrigam à implementação de um dispositivo policial reforçado.
Este dérbi é considerado um dos mais marcantes do futebol distrital de Setúbal, a par de outros clássicos que envolvem clubes históricos como o Vitória de Setúbal e o Fabril, ambos com passagens por divisões superiores do futebol português e ainda hoje capazes de mobilizar uma forte paixão local.
A meio da temporada, o Vitória de Setúbal lidera o campeonato com 36 pontos. O Olímpico do Montijo segue na segunda posição com 31 pontos, enquanto o Barreirense ocupa o terceiro lugar, com 25 pontos, mais um do que Grandolense, Moitense e Sesimbra, equipas que também lutam pela subida ao Campeonato de Portugal.

Incidentes ocorreram em zona central da cidade
De acordo com a informação recolhida, os confrontos terão ocorrido junto ao Continente do Barreiro, na Rua Cândido de Oliveira, uma zona central e bastante movimentada, sobretudo em dias de jogo, o que aumentou a perceção de insegurança entre quem ali se encontrava.
A violência no desporto continua a ser um cancro que corrói o verdadeiro espírito de competição, inclusão e lazer, transformando a paixão em ódio e o jogo num pretexto para a barbárie. Estes episódios não são exceções, mas sim um espelho distorcido da sociedade, onde agressividade e impunidade encontram espaço para crescer. Mais do que repressão policial, é urgente uma resposta firme e estruturada de federações, clubes e legislação, apostando seriamente na educação e sensibilização desde a base, sobretudo nos escalões de formação. O desporto não pode ser tratado como uma zona de exceção, nem um palco para ajustes de contas, devendo voltar a ser um espaço seguro, de convivência e de celebração saudável.

Agência de Notícias 
Fotografia: Design ADN

Comentários