Inês Carvalho representa Palmela na gala nacional do vinho em Vila Viçosa

Vila leva a sua Rainha das Vindimas à eleição da embaixadora dos territórios vinhateiros

Palmela estará em destaque no próximo dia 6 de Setembro, em Vila Viçosa, na Gala de Eleição da Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal. A representante palmeloa é Inês Carvalho, eleita Rainha das Vindimas em 2024, que subirá ao palco ao lado de 13 candidatas oriundas de vários pontos do país.

Inês Carvalho representa Palmela na gala nacional do vinho


O concurso, anteriormente conhecido como “Rainha das Vindimas de Portugal”, passou em 2024 a ter uma nova designação, mais abrangente e representativa: Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal.
O evento é promovido pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho e realiza-se todos os anos desde 2009, em parceria com o município que ostenta o título de Cidade do Vinho. As candidatas são escolhidas em concursos locais, promovidos pelas autarquias, antes de marcarem presença na gala nacional.

Muito mais do que um concurso de beleza
Longe dos moldes tradicionais, este evento assume um caráter distinto, valorizando a cultura, a identidade e as tradições. As provas incluem desde a apresentação de produtos alimentares regionais, entrevistas com o júri, a elaboração de um convite enoturístico para visitar os respetivos territórios, até aos desfiles em traje regional e vestido de gala.
Além de Palmela, concorrem candidatas de Alenquer, Arcos de Valdevez, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Borba, Cadaval, Cartaxo, Lagoa, Ponte da Barca, Rio Maior, Tábua, Torres Vedras e Vila Viçosa.

Vindimas: 62 anos de festa e tradição
Para Palmela, as vindimas são sinónimo de história e identidade. Há 62 anos que a última quarta-feira de Agosto (ou a primeira de Setembro, consoante o calendário) marca o arranque da Festa das Vindimas, em nome da vinha, do vinho, da uva e, sobretudo, da comunidade que mantém viva esta tradição.
A eleição da Rainha das Vindimas é, desde 1963, um dos momentos mais emblemáticos da festa. Foi nesse ano que Maria Angelina Rodrigues abriu a galeria das rainhas, um legado que até hoje inspira gerações de jovens palmeloas.

O sonho de Inês Carvalho
Em 2024, Palmela voltou a brilhar com a eleição de Inês Carvalho como Rainha das Vindimas. Hoje, candidata ao título de Embaixadora, assume:
“É um orgulho enorme ser palmeloa e uma felicidade gigante ter sido escolhida pela terra que me viu crescer. Palmela já me encantou há muitos anos. E tu? Vem conhecer Palmela e deixa-te conquistar”, declara a jovem.
Pode votar aqui na “Mais Popular Online” até 5 de Setembro. Juntos levamos Palmela ao topo de Portugal.

Agência de Notícias 
Fotografia: Paulo Jorge Oliveira/ADN

Comentários