7,1 milhões para transformar a Romeira: Loja de Cidadão quer mudar Almada

"É um projeto muito esperado pelos almadenses", diz Inês de Medeiros

Almada vai finalmente ter a sua primeira Loja de Cidadão. A Câmara Municipal deu esta terça-feira, 1 de Julho, o pontapé de saída para o projeto, com a assinatura de um protocolo com várias entidades públicas. A nova infraestrutura será instalada na zona da Romeira, um passo considerado estratégico para revitalizar esta área histórica da cidade.
Romeira prepara-se para acolher a nova Loja de Cidadão

A cerimónia de assinatura do protocolo juntou a autarquia e representantes da Agência para a Modernização Administrativa, Instituto dos Registos e Notariado, Autoridade Tributária e Instituto da Segurança Social. Este acordo marca oficialmente o arranque do projeto da Loja de Cidadão, que estará em funcionamento já no próximo ano.
O protocolo terá validade de 14 anos e prevê a centralização de diversos serviços que atualmente se encontram dispersos e em locais com condições de acessibilidade deficitárias. Com esta medida, Almada pretende simplificar a vida dos cidadãos, criando um espaço único e moderno para tratar de assuntos burocráticos essenciais.

Romeira recebe investimento de 7,1 milhões e nova vida urbana
O projeto, orçado em 7,1 milhões de euros, vai ocupar três antigos armazéns industriais municipais, situados no núcleo histórico do Caramujo-Romeira, integrado na Área de Reabilitação Urbana da Cova da Piedade. Esta transformação urbana será cofinanciada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), que contribui com 1,2 milhões de euros.
A criação da Loja de Cidadão insere-se também numa candidatura à Agência para a Modernização Administrativa e tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento económico e social da Romeira. A autarquia acredita que a nova estrutura trará mais investimento, maior afluência de pessoas e melhores condições de atendimento ao público.

Finalmente! Almada terá Loja de Cidadão após duas décadas de espera

Durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra, Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, destacou a importância simbólica e prática do projeto:
"Este é um dos projetos mais queridos dos almadenses. Há mais de 20 anos que esperam uma Loja de Cidadão que reúna, num só local, serviços essenciais e municipais". 
Para a autarca, a nova loja representa uma viragem na dinâmica urbana da Romeira, prometendo alterar profundamente a vivência do espaço público naquela zona.

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Almada 

Comentários