Montijo aposta forte: nova Feira Medieval custa quase o dobro da antiga Quinhentista
A freguesia de Canha, no concelho do Montijo, vai transformar-se, de 11 a 13 de Julho, num autêntico palco medieval. Com um investimento de 30 mil euros por parte da Câmara Municipal, a nova Feira Medieval de Canha promete evocar o passado da antiga Villa Nova de Cayna, [nome da vila medieval] numa celebração repleta de tradição, música, dança e gastronomia da época. A aposta do município na identidade local ganha força com nova feira histórica, quase duplicando o apoio dado à antiga Feira Quinhentista.![]() |
D. Afonso Henriques "está de volta" a Canha de 11 a 13 de Julho |
A verba, aprovada por unanimidade na última reunião pública do executivo municipal, será atribuída à “Círculo de Majalis – Associação para a Cidadania pela Arte, Tradição e Conhecimento”, responsável pela organização do evento.
Este novo certame vem substituir a conhecida Feira Quinhentista de Aldeia Galega, que já contava com nove edições. Em comparação, o apoio financeiro dado à edição deste ano da Feira Quinhentista, organizado pela associação Alius Vetus, foi de 18 mil euros. Ou seja, a nova aposta representa quase o dobro do valor anteriormente atribuído.
Segundo o protocolo agora aprovado, o apoio financeiro visa não apenas garantir a realização da feira, mas também reforçar a valorização histórica da freguesia de Canha, que recebeu o seu primeiro foral das mãos de D. Afonso Henriques, em 1172.
Durante os três dias de festa, o centro histórico da vila será invadido por mercadores, artesãos, tabernas e muita animação. Saltimbancos, trovadores, dançarinos e músicos irão recriar o ambiente medieval, proporcionando aos visitantes uma verdadeira imersão no passado.
A autarquia destaca que esta iniciativa vem reforçar “o compromisso com a promoção da identidade local, da cultura e da participação cívica”, numa lógica de colaboração com as associações e agentes culturais do concelho.
Canha, localizada na margem esquerda da Ribeira de Canha ou Almansôr, é a freguesia mais afastada da sede do concelho, e distingue-se pelo seu perfil rural e a envolvente natural de rara beleza – cenário ideal para uma feira medieval que promete atrair visitantes de toda a região.
Agência de Notícias
Fotografia: CM Montijo
Comentários
Enviar um comentário