De 2 a 4 de Maio: Descubra os melhores vinhos da aldeia de Fernando Pó

Evento celebra o melhor da vitivinicultura local com música, gastronomia e animação para toda a família

De 2 a 4 de Maio, a pequena e charmosa aldeia vinhateira de Fernando Pó, no concelho de Palmela, volta a abrir as portas para a 28.ª edição da sua icónica Mostra de Vinhos, um evento que une tradição, inovação e muita paixão. A apresentação oficial do certame aconteceu a 22 de Abril, na Adega Fernão Pó, num encontro que reuniu a Comissão Organizadora, entidades parceiras e autarcas locais.
Vinhos de corpo e alma: Fernando Pó em festa

Este ano, a Mostra promete surpreender ainda mais: três tasquinhas e 20 stands (10 de produtores e 10 de outros expositores) estarão prontos para receber os visitantes. Ao todo, 24 vinhos - 16 tintos e 8 brancos - estarão a concurso, entre aromas intensos e paladares únicos. Três palcos espalhados pelo recinto irão garantir a animação musical e, pela primeira vez, haverá um espaço especialmente dedicado aos mais pequenos, com pinturas faciais, modelagem de balões e muitas outras atividades.
"A Mostra continua a crescer e a inovar, apostando, não só na qualidade dos vinhos apresentados, mas também na experiência do visitante, com gastronomia, música, provas comentadas e várias surpresas". 
O programa é recheado de motivos para brindar: provas de vinhos, showcookings, degustações de produtos regionais, concertos variados, cante alentejano, dança, folclore, bailes populares e momentos de jazz, tudo para criar uma verdadeira festa dos sentidos.
A entrada custa apenas dois euros, sendo possível adquirir o copo oficial da Mostra por três, para quem não trouxer o copo de 2024.
O modelo que tem vindo a ser implementado nos últimos anos, num formato descontraído, é, segundo o presidente da Câmara de Palmela "um momento de apresentação dos vinhos de excelência". Este ambiente das tasquinhas, dos restaurantes, de provas, da cultura e da música ligeira, fazem da Mostra, "não apenas, um certame nesta área da vitivinicultura e da promoção territorial, mas também, uma festa comunitária", sublinha Álvaro Amaro. 

Mais do que um evento: uma celebração da identidade de Fernando Pó
Tradição, música e sabores no coração das vinhas
Organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, com o apoio do município de Palmela e da União das Freguesias de Poceirão e Marateca, a Mostra é vista como muito mais do que uma feira de vinhos é um verdadeiro manifesto de amor à terra.
Álvaro Amaro realçou a importância da tradição vitivinícola local: "Fernando Pó é feito de jardins de vinhas e histórias de famílias que vivem da paixão pela terra. A Mostra é uma festa comunitária, uma celebração da ruralidade e da excelência dos nossos vinhos". 
Cecília Sousa, Presidente da União das Freguesias, reforçou ainda mais: "Fernando Pó é terra fértil, de vinhas cuidadas com paixão. A Mostra é um testemunho da dedicação, tradição e inovação desta região única". 
Este evento é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Plano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa.
A Câmara Municipal de Palmela apoia diretamente a Mostra com um financiamento de cinco mil euros, para além de suporte logístico, comunicação e materiais promocionais, num investimento total estimado em 11 mil euros. 
De 2 a 4 de Maio, todos os caminhos vão dar a Fernando Pó. Prepare o copo - e o coração - para três dias de celebração inesquecível do melhor vinho da região. 


Comentários