Mais que uma caminhada: Voluntários recolhem lixo da praia de Albarquel
No passado domingo, Setúbal tornou-se palco do 5.º Plogging Challenge Portugal, evento que alia atividade física à preservação ambiental. Mais de 80 voluntários participaram numa caminhada seguida de ação de limpeza da Praia de Albarquel, contribuindo para a celebração do Dia Internacional do Lixo Zero.![]() |
Voluntários unem-se para limpar a Praia de Albarquel |
O desporto, a saúde e o ambiente deram as mãos em Setúbal para mais uma edição do Plogging Challenge Portugal. A iniciativa reuniu cerca de 80 voluntários numa jornada de sensibilização ambiental, promovida pela União das Freguesias de Setúbal, em colaboração com a Câmara Municipal, o Clube de Montanhismo da Arrábida, a Ocean Alive e a Brigada do Mar.
A vice-presidente da Câmara de Setúbal, Carla Guerreiro, acompanhada pela vereadora Rita Carvalho, destacou a importância de iniciativas como esta, afirmando que "nunca somos de mais para dinamizar ações que promovem a consciência ambiental e o envolvimento da comunidade".
Com ponto de partida junto ao restaurante Restinguinha, os participantes percorreram cerca de um quilómetro até à Praia de Albarquel, onde recolheram resíduos do areal, procedendo à sua separação seletiva.
Fátima Silveirinha, presidente da União das Freguesias de Setúbal, reforçou a importância da sensibilização ambiental, sublinhando que "atingir o lixo zero, valorizar a reciclagem e reduzir o desperdício são desafios essenciais para um futuro mais sustentável". Além disso, destacou o impacto positivo na saúde, ao aliar a atividade física à proteção ambiental.
O Plogging Challenge Portugal, que decorre até 30 de Abril por todo o território nacional, desafia cidadãos a caminharem, correrem ou pedalarem enquanto recolhem lixo, promovendo uma maior consciência sobre a preservação dos espaços naturais.
Agência de Notícias
Fotografia: CM Setúbal
Comentários
Enviar um comentário