Nova unidade de saúde em Quinta do Anjo vai beneficiar 14 mil habitantes

Investimento estratégico na saúde pública para acompanhar o crescimento da população

A Câmara de Palmela adjudicou a construção da Unidade de Saúde Familiar de Quinta do Anjo, numa decisão tomada durante a Reunião Pública descentralizada no Pinhal Novo. O investimento, avaliado em 2,1 milhões de euros, visa reforçar a qualidade e o acesso aos cuidados de saúde primários na  freguesia de Quinta do Anjo – a que maior crescimento demográfico tem registado nos últimos anos – no concelho de Palmela. 

Investimento de 2,1 milhões de euros reforça a saúde pública


A nova unidade surge como resposta à crescente necessidade de serviços de saúde na freguesia de Quinta do Anjo, uma das zonas de maior crescimento demográfico nos últimos anos. De acordo com a autarquia, a infraestrutura será "fundamental para melhorar as condições de atendimento e trabalho dos profissionais de saúde, além de contribuir para atrair mais recursos humanos para a região". 
O projeto contempla 13 gabinetes médicos, quatro gabinetes de enfermagem, duas salas de tratamentos, uma sala de saúde oral e uma sala de movimento. Além disso, contará com uma área de receção, zona de espera, secretaria e espaços administrativos, incluindo gabinetes, salas de reunião e vestiários. 
O edifício seguirá a tipologia 4 do Ministério da Saúde, adequado a uma população de cerca de 14 mil habitantes.
Com um terreno de 2.885m² cedido pelo município, a empreitada resulta de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Palmela e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. O financiamento está assegurado através do Plano de Recuperação e Resiliência, reforçando o compromisso com o desenvolvimento de infraestruturas essenciais para a população.
A iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, nomeadamente o Saúde de Qualidade e Redução das Desigualdades.

Agência de Notícias 
Fotografia: JF Quinta do Anjo 


Comentários