Um passo essencial para o bem-estar dos idosos mais pobres do concelho
A Câmara de Alcochete vai reforçar o apoio a idosos carenciados na compra de medicamentos, destinando uma verba de 24 mil euros para beneficiar 120 munícipes. A medida, aprovada por unanimidade na reunião de câmara, representa um aumento significativo em relação ao ano anterior, no qual foram apoiadas 80 pessoas, num investimento de quase 17 mil euros.
![]() |
Mais idosos poderão beneficiar do apoio em 2025 |
Segundo a autarquia, as candidaturas para o Programa de Comparticipação de Medicamentos a Idosos Carenciados em 2025 terminam a 7 de Março. Com um aumento no número de beneficiários, cada pessoa poderá receber até 200 euros anuais para cobrir a parte não comparticipada pelo Estado na compra de medicamentos prescritos.
Este apoio destina-se a residentes do concelho com 65 anos ou mais, em situação de carência económica. O objetivo é garantir acesso a medicamentos essenciais, promovendo a igualdade social e a melhoria da qualidade de vida desta população.
O presidente da câmara sublinhou o impacto positivo da iniciativa: “Esta proposta é motivo de orgulho, porque estamos a ser solução para as dificuldades dos idosos. A câmara assume este encargo no valor não comparticipado pelo Estado", disse Fernando Pinto.
A vereadora do Desenvolvimento Social, Maria de Fátima Soares, destacou a importância do programa: “A população idosa tem vindo a crescer e este apoio faz a diferença no orçamento familiar, permitindo que muitos destinem recursos a outras necessidades, como alimentação”.
O aumento da comparticipação da Câmara Municipal de Alcochete na aquisição de medicamentos representa uma ação concreta na promoção da dignidade e qualidade de vida dos idosos. Em tempos de dificuldades económicas, medidas como esta garantem que ninguém precise escolher entre saúde e outras necessidades básicas.
Agência de Notícias
Fotografia: Cottonbro Studio
Comentários
Enviar um comentário