Autoeuropa cria corredor verde e planta mais de mil árvores em Palmela

Sustentabilidade em ação: Autoeuropa e Quercus recuperam ecossistema local

A Volkswagen Autoeuropa, em colaboração com a Quercus, está a transformar a paisagem nos arredores da sua fábrica em Palmela. No âmbito do programa "Corredor Verde", 125 colaboradores da fábrica participaram numa iniciativa de renaturalização que resultou na plantação de mais de mil exemplares de 14 espécies autóctones características da Península de Setúbal.

Vista aérea do novo Corredor Verde criado junto à fábrica de Palmela


Durante dois dias de trabalho, os voluntários eliminaram espécies invasoras e deram nova vida ao habitat local. Esta intervenção faz parte do programa "Renascer", uma estratégia de revitalização ambiental que visa restaurar um ecossistema característico da Península de Setúbal.
De acordo com um comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias, a Autoeuropa e a Quercus criaram um espaço de elevado valor ecológico e biodiversidade. Para Thomas Hegel Gunther, diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa, esta ação está alinhada com os objetivos de sustentabilidade da empresa:
"A criação deste 'Corredor Verde' é um passo essencial na promoção da biodiversidade e na recuperação da flora local, reforçando o compromisso ambiental da Autoeuropa". 
Por sua vez, Alexandra Azevedo, presidente da Quercus, sublinha que o projeto segue as diretrizes do ICNF e está integrado na Rede Natura 2000:
"Esta operação de renaturalização respeita um modelo de gestão ecológica, promovendo a conservação dos habitats dunares e restringindo o acesso a veículos e transeuntes para proteger a biodiversidade". 
A iniciativa não termina aqui. Durante os próximos três anos, a evolução das espécies será acompanhada de perto, garantindo a adaptação das plantas e replantando-se exemplares sempre que necessário.
Adicionalmente, será realizada uma operação de translocação de espécies arbustivas autóctones, evitando a destruição de vegetação existente em áreas em expansão industrial. O impacto da renaturalização será ainda avaliado através da monitorização de aves e insetos, reforçando o compromisso ambiental da empresa.
Com esta iniciativa, a Autoeuropa dá um passo significativo rumo a um futuro mais verde e sustentável, contribuindo ativamente para a proteção da biodiversidade local.

Comentários