“Méee Festival Folk” em Quinta do Anjo este fim de semana

Arturo Cruz Robledo, Brigada Victor Jara, Crua e o iraniano Saeid Shanbehzadeh no maior festival folk 

Está tudo pronto para a terceira edição do Méee Festival Folk, que se realiza a 25 e 26 de Maio, um fim de semana repleto de música e dança com um cartaz internacional, na aldeia de Quinta do Anjo. Destaque para os espetáculos musicais no Palco Ovil com Arturo Cruz Robledo com o seu Quarteto (Cuba), Brigada Victor Jara (Portugal), Crua (Portugal) e Saeid Shanbehzadeh (Irão) e para os Bailes Folk com A Salto à Rua (Portugal), Zaroj (Espanha) e Gandarva (Portugal), no Páteo SIM. A programação integra ainda oficinas, conversas participadas, caminhada, animação de rua, artesanato e espaço infantil.
Crua atuam no domingo no palco Ovil na Quinta do Anjo 

O programa conta também com atividades noutros espaços da aldeia: Oficinas Abertas de Danças Tradicionais Europeias com Leónia Oliveira e de Danças do Mundo com Cassandra Hamon (França) e Sessões de Yoga com Asanas ao Ritmo do Som, no Mercado Municipal; o Teatro de Rua “Lendas da Quinta do Anjo”, pelo Grupo Respirarte, no Largo do Poço Novo; e várias iniciativas nas adegas locais, como apontamentos musicais, apresentação de livro e “Conversas à Volta do Folk”.
Uma Visita Orientada às Grutas Artificiais de Quinta do Anjo, a Caminhada “Méee - Os Aromas da Arrábida” e música itinerante completam a programação. Os visitantes podem ainda usufruir dos espaços de gastronomia, artesanato e produtos locais e infantil.
Com entrada gratuita, o festival de música e dança centrado na temática do Folk dá também ênfase nesta edição às comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril e da Liberdade. O Méee Festival Folk é organizado pela Câmara de Palmela, Junta de Freguesia de Quinta do Anjo e comunidade local, com o apoio da Sociedade de Instrução Musical e da Infraestruturas de Portugal e com a Antena 1 como media partner. 
O festival enquadra-se no “Palmela É Música” e no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos.

Um programa cheio de música, teatro e dança 
Leónia Oliveira volta a ensinar danças tradicionais 
O festival começa no sábado, 25, pelas 11 horas, com uma visita orientada às Grutas Artificiais de Quinta do Anjo e prossegue, a partir das 14h30, com uma oficina aberta de danças tradicionais europeias, a cargo de Leónia Oliveira. Uma hora mais tarde realiza-se, no Mercado Municipal, uma oficina de danças do mundo com Cassandra Hamon (França), iniciativa que intercala a apresentação do livro “Os Dias de José Bárcia/Colecção Fotográfica de Quinta do Anjo”, por Cecília Matos, na Adega da Casa do Arrabidine, e o apontamento musical “Et Toi Michel” (16h30), com o setubalense João Miguel Mota, na Adega da Casa Agrícola Horácio Simões.
Conversas à volta do folk, com vários músicos e programadores na Adega Horácio Simões (17h30), yoga no Mercado Municipal (18 horas), com Asanas ao Ritmo do Som, e teatro de rua no Largo Poço Novo (18h30), com o grupo Respirarte, antecedem o espetáculo com o quarteto de Cuba liderado por Arturo Robledo (19h30).
Para este primeiro dia, o festival tem ainda programados os bailes de folk com A Salto à Rua (20h45) e o trio espanhol Zaroj (23h45) no Páteo SIM. De permeio (22 horas), sobe ao palco Ovil a Brigada Victor Jara.
O domingo inicia-se com nova sessão de yoga, a cargo de Asanas ao Ritmo do Som (nove horas) no Mercado Municipal, à qual se seguirá uma caminhada pela Arrábida (10 horas), aberta a cem participantes (as inscrições, gratuitas, são obrigatórias e podem ser efetuadas até sexta-feira).
À tarde (15 horas), Leónia Oliveira volta a dinamizar uma oficina aberta de danças tradicionais europeias e a Adega Casa do Arrabidine apresenta, primeiro, um apontamento musical com Pedro Banza (16h30) e, depois, conversas à volta do folk com os palestinianos Maria Dalli e Siwar Assili (17h30). 
O grupo Respirarte regressa com teatro de rua ao Largo Poço Novo (18 horas) e o grupo português Crua atua (19 horas) no Palco Ovil. Segue-se baile com o projeto Gandarva (20 horas) no Páteo SIM e a actuação do artista iraniano Saeid Shanbehzadeh (21h15) no Palco Ovil, que encerra o festival.

Comentários