Semana dá novos sabores a choco setubalense

Vem aí uma semana de 10 dias dedicada ao Choco (frito e não só) da cidade 

O choco setubalense é servido de forma criativa em meia centena de restaurantes, de 5 a 14 de Abril, numa semana gastronómica promovida pela Câmara de Setúbal que inclui, entre outros, uma degustação comentada e uma oficina pedagógica. Ao longo dos 10 dias do certame, ao tradicional choco frito, que tem lugar cativo e de destaque durante todo o ano em ementas da restauração do concelho, juntam-se propostas gastronómicas, umas mais conservadoras, outras mais arrojadas e inovadoras, que revelam novos sabores deste molusco cefalópode. O molusco típico pode ser assado, com ou sem tinta; ensopado em caldeirada; estufado; ou numa feijoada de ovas, entre outras formas. É só ir e deliciar-se.
Restaurantes da cidade mostram o seu choco "de perdição" 
Favada de choco, na Casa do Peixe, risotto nero de choco, no Bistro & Tapas, choquinhos do rio fritos, em O Douradinho, nigiri de choco, no Omotenashi, pica-pau de choco, no Pinga Amor 2, e caril de choco, na Tasca da Avenida, são algumas das propostas nas ementas da restauração setubalense.
A Semana do Choco, integrada num ciclo gastronómico organizado pela Câmara de Setúbal no âmbito da marca “Setúbal, Terra de Peixe”, de promoção dos produtos regionais e que, em simultâneo, estimula a restauração local, conta com três iniciativas abertas ao público.
No dia 5, às 11 horas, na Praça de Bocage, realiza-se a iniciativa “Choco BFF”, uma surpresa preparada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, enquanto a 13, às 15h30, a Biblioteca recebe a oficina pedagógica “O choco e o seu ciclo de vida”, com inscrições gratuitas, até dia 11, nesta ligação.
Já no dia 14, às 17 horas, na Quinta de Alcube, há uma nova sessão do ciclo “Encontros Prováveis”, com o chef Luís Alves a preparar propostas baseadas no choco, as quais são acompanhadas de vinhos daquela adega setubalense. As inscrições, até dia 10, são feitas em neste endereço.
A Semana do Choco, organizada com os apoios da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, da Quinta de Alcube, da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e da Gertal, conta nesta edição com o envolvimento de meia centena de restaurantes.
Participam no certame A Casa do Peixe, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Alface Filha, Antóniu’s, Bistro & Tapas, Cais 56, Casa Lagarto, Casa Morena, Charroco, Churrasquinho das Praias do Sado, Copa D’Ouro, Decor & Salteado, Estrela do Sado, Florida, Leo do Choco Frito, Mar Azul 2, Martroia, Novo 10 e Novo Capote.
Novo Lídia, O Alface, O Batareo, O Bote, O Convés, O Dias Marisqueira, O Douradinho, O Jacques, O Migas, O Pescador II, O Praxedes, O Ramila, O Saveiro, O Sonho, O Tavira, Oficina do Peixe, Omotenashi, Parreirinha do Sado, Peixe no Largo, Petisqueira do Manel e Pinga Amor 2 também aderiram à iniciativa.
A Semana do Choco conta ainda com o envolvimento de Rebarca, Restaurante Ó Manel, Restinguinha, Rio Azul Marisqueira, Solar do Marquês, Tasca da Avenida, Tasca do Duca, Tasca do Toninho, Tasca do Xico da Cana, Tasca Kefish, Terraço do Mercado, Velho Lídia, Verde e Branco e Xtória.

Comentários