Exposição Portais do Tempo na Lisnave em Almada até 13 de Julho

Um olhar atual sobre os valores de Abril que estão vivos e devem ser defendidos e perpetuados

Abriu ao público este sábado, dia 13 de Abril, nos antigos estaleiros da Lisnave, a exposição “Portais do Tempo”. Uma exibição coletiva, que pode ser visitada até 13 de Julho, desenvolvida pela Underdogs e pela Câmara de Almada, com um programa cultural concebido pelo Iminente e que integra as comemorações dos 50 anos da revolução de 25 de Abril 1974. Inês de Medeiros, presidente da Câmara de Almada, realçou a importância desta “grande mostra de obras de arte de jovens artistas, inspirada nas fotografias de Alfredo Cunha. Um olhar atual sobre os valores de Abril que “estão vivos e devem ser defendidos e perpetuados”. 
Exposição pode ser vista na Lisnave, em Almada 

“Portais do Tempo”, com curadoria de Pauline Foessel, propõe um diálogo entre fotografias selecionadas por Alfredo Cunha, a partir do seu próprio espólio, e sete artistas: Ana Malta, Fidel Évora, Inês Teles, Márcio Carvalho, Pedro Gramaxo, Petra.Preta e Raquel Belli – sete artistas da primeira geração que não viveu o 25 de Abril pessoalmente, mas que cresceu com a revolução na consciência coletiva. A inauguração contou com uma visita guiada pela curadora e pelos artistas, à qual se seguiu uma visita encenada com Isabel Costa e Polido.
Em “Portais do Tempo” os artistas foram convidados a escolher, refletir e dialogar com cada uma das imagens do fotojornalista Alfredo Cunha, convidando os visitantes a entrar neste portal do tempo e oferecendo uma leitura nova e pessoal das imagens e do passado. Cada uma das obras, compostas por lonas de escala monumental (7 × 12 Metros), transmite uma mistura de sentimentos. Desde a esperança num futuro melhor à importância da ação coletiva, da comunicação, da solidariedade e da liberdade. "Portais do Tempo" convida os visitantes a pensar a revolução e o seu significado, e a forma como o seu legado é vivido nos dias de hoje.
O programa cultural foi desenvolvido pelo Iminente, a plataforma de intervenção através da cultura urbana, responsável por iniciativas como o Festival Iminente e BAIRROS: Workshops Artísticos Comunitários. 
O programa conta com uma variedade de iniciativas, incluindo workshops, visitas encenadas e uma maratona fotográfica, desenvolvidas tanto por artistas que integram a exposição, como Fidel Évora e Raquel Belli, como por outros artistas convidados, como Isabel Costa, Polido, Joana Manaças e Vera Marmelo.
Horário da exposição: Quintas e sextas das 15 às 19 horas e sábados, domingos e feriados das 10 às 19 horas. Mais informações aqui

Agência de Notícias 
Fotografia: Luís Filipe Catarino / CM Almada 

Comentários