Cercima conta com o maior apoio financeiro da Câmara do Montijo

A "Casa do Moinho é mais que uma resposta social. É o estarmos todos aqui a dar as mãos solidariamente uns aos outros"

Foi aprovado na reunião de câmara um protocolo de colaboração a celebrar entre o município do Montijo e a CERCIMA – Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montijo e Alcochete, para atribuição de apoio financeiro, no valor de 300 mil euros, para a construção do Lar Residencial para Pessoas com Deficiência – Casa do Moinho. Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, sublinha que a "Casa do Moinho é mais que uma resposta social, é mais que uma obra entre Montijo e Alcochete, é o estarmos todos aqui a dar as mãos solidariamente uns aos outros”.
Obra é muito importante para os concelhos do Montijo e Alcochete

“Esta será uma melhoria significativa da resposta social da cidade e, por isso, tivemos desde a primeira hora ao lado da Cercima. Cedemos o terreno municipal para a sua construção e, uma vez que a associação tem uma frente financeira muito elevada para levar a cabo a construção do lar, vamos fazer um apoio municipal mais robusto. É um valor significativo e o maior que já demos a uma associação, mas o mérito da obra assim o justifica”, disse o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta.
O Lar Residencial para Pessoas com Deficiência pretende dar resposta a 30 pessoas, que se encontram em situação de falta de recursos materiais ou que não têm o apoio familiar necessário.
A CERCIMA apresentou candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3.ª Geração (PARES 3.0), para o financiamento da construção de um Lar Residencial para pessoas com deficiência. Aquando da candidatura ao programa PARES 3.0, em 2 de Dezembro de 2020, foi celebrado entre a CERCIMA e o município do Montijo um protocolo, com a atribuição de um apoio financeiro no valor total de 150 mil euros. 
No entanto e face às vicissitudes ocorridas desde essa data, o custo da obra teve um aumento de cerca de 60 por cento, o que significa uma maior comparticipação financeira por parte da CERCIMA, cerca de um 1 milhão e 400 mil euros. 
A obra encontra-se orçamentada em 2 milhões 597 mil euros, sendo o financiamento de PARES de 1 196 mil 808 euros. Para além do apoio solicitado à autarquia, a CERCIMA irá, ainda, recorrer à banca e irá igualmente iniciar uma campanha de angariação de fundos. 
Lembre-se que o lançamento da primeira pedra do futuro Lar Residencial para pessoas com deficiência foi lançada no início do ano.  Cristina Dias, presidente da CERCIMA, destacou os desafios enfrentados até agora e a determinação da organização para superar as complexidades que as obras apresentam e expressou o seu orgulho: "Este é um momento que nos orgulha. Há muitos anos que estamos à espera desta resposta. Ainda não é uma resposta, é um tijolo, mas não podemos deixar de assinalar este ato porque é para eles, é para uma sociedade mais justa e é um marco para a nossa organização", disse na altura. 
O presidente da câmara também compartilhou entusiasmo em relação ao projeto: "Tínhamos este sonho há muito tempo, uma resposta social que fosse ao encontro dos anseios de muitos pais e mães que, infelizmente, na sua vida tiveram descendência com algumas dificuldades e isso cria-nos anseio a todos relativamente ao futuro", sublinhou o autarca do Montijo. 
Agora, no inicio deste mês, a proposta da Casa do Moinho foi aprovada por unanimidade.

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Montijo 

Comentários