Calema, Rui Veloso, Karetus e Capicua confirmados para O Sol da Caparica

Festival foi apresentado esta terça-feira e decorre de 15 a 18 de Agosto na Costa de Caparica 

Festival da Costa de Caparica regressa em Agosto com Calema, Rui Veloso, Xutos & Pontapés, Karetus, Cláudia Pascoal e Padre Guilherme, entre outros. Depois de vários anos produzido pelo Grupo Chiado, o festival terá agora na organização um consórcio do qual faz parte o músico André Sardet. Foram revelados os primeiros nomes para a edição de 2024 do festival O Sol da Caparica, que se realiza no Parque Urbano da Costa de Caparica de 15 a 18 de Agosto.
Festival foi apresentado esta terça-feira na Costa de Caparica

Desde a sua génese que O Sol da Caparica leva uma data de artistas portugueses e mais uns quantos de outros países lusófonos, em Agosto, à Costa com que partilha o último nome. E vai continuar a contratar exactamente o mesmo tipo de músicos este ano, apesar de o Grupo Chiado ter deixado de organizar o festival e sido substituído por um novo consórcio.
No cartaz anunciado esta terça-feira, destacam-se os Calema, L7nnon e Karetus, [que regressam à Costa de Caparica após várias criticas à organização em 2022], a 15 de Agosto. No segundo dia, 16, Diego Miranda e Rui Veloso são, por agora, os principais trunfos no programa. Xutos & Pontapés, Os Quatro e Meia e Insert Coin são os artistas principais de 17. Por fim, no domingo, 18, está confirmado T-Rex, uma das maiores estrelas e talentos do trap nacional. Mas os nomes de MC Ryan e Padre Guilherme também estão escritos com letras gordas no cardápio.
Vale igualmente a pena ouvir o rock suavemente psicadélico dos Ganso e o threesome percussivo dos Bateu Matou, a 16; a arqueologia popular portuguesa da José Pinhal Post-Mortem Experience, as rimas de Capicua e a música popular brasileira dos Gilsons, nobres descendentes de Gilberto Gil, a 17; ou, no último dia, a pop colorida de Cláudia Pascoal e o indie rock dos Linda Martini. E não só.
Para aquela que será a sua nona edição, O Sol da Caparica contará com produção da Domingo no Mundo e pela Music Mov, encabeçadas pelo músico e empresário André Sardet e António Gomes, respetivamente, em conjunto com a Câmara de Almada. Este consórcio sucede ao Grupo Chiado que, com o município almadense, teve a seu cargo a realização do festival nos últimos anos. A nova equipa de produção será responsável pelo festival durante os próximos três anos.
Segundo um comunicado deste consórcio, é objetivo da nova organização ao longo das próximas edições, “trabalhar na redefinição dos valores do evento e do seu papel na sociedade e na comunidade, tendo como foco quatro eixos centrais: Cultura, Ambiente, Inclusão Social e Economia Circular”.
Pretende-se, adianta o mesmo, “integrar na estrutura e conceção do Festival mais artistas, associações ambientais, associações que apoiam cidadãos portadores de deficiências e agentes económicos” do concelho.
O objetivo final é conseguir um evento “mais amigo do ambiente, mais inclusivo e gerador de riqueza, com mais e melhor cultura” em Almada.
O nono Sol da Caparica irá contar com quatro palcos, foi também divulgado, sendo um deles novo. Os visitantes vão encontrar agora o Palco Mar, Palco Terra, Palco Anfiteatro e, pela primeira vez, o Palco Almada.
Este novo palco, com detalhes ainda a divulgar, terá como objetivo “prestigiar” cultura, artistas e moradores da região de Almada.
Os ingressos para O Sol da Caparica já se encontram à venda. O bilhete diário custa 28 euros e o passe geral sobe para 78,50 euros. Para o último dia do festival, dedicado como sempre às crianças, há ainda um bilhete especial à venda por três euros, que dá acesso ao recinto das 10 às 14 horas. As famílias residentes em Almada podem também comprar um passe familiar, que garante o acesso a dois adultos e mais dois miúdos aos quatro dias, por apenas 150 euros. 

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Almada 



Comentários