Barreiro acolhe evento dedicado à plataforma SHAPE+

Artes performativas e músicas do mundo no Convento da Madre de Deus da Verderena

Nos dias 12 e 13 de Abril, o Convento da Madre de Deus da Verderena, no Barreiro, acolhe um fim de semana dedicado por inteiro à plataforma europeia SHAPE+, apresentando artistas e "duas colaborações inéditas entre artistas SHAPE+ e talentos nacionais, comissariadas para este evento especial", diz a organização. No sábado à noite há concertos de Nicola Ratti, italiano com fortes credenciais nos domínios da música eletroacústica, e do trio composto por Ondness, Nëss e Francesca Heart. 
Plataforma Shape+ no Barreiro este fim de semana 

"Na sexta-feira, dia 12, acolhemos a compositora, artista e construtora de instrumentos sueca Amina Hocine, para uma performance do seu instrumento: um órgão vertical construído com tubos de pvc, “movido” a ar comprimido, e apresentamos o resultado da residência colaborativa entre as artistas nacionais Joana de Sá e Joana Guerra e a sérvia Manja Ristić. 
No sábado, dia 13, a tarde é de entrada livre e faz-se com uma sessão programada pela Novocine, plataforma online que celebra novas vozes no cinema e audiovisual português, e que para esta ocasião elaborou uma escolha de filmes nos quais o Som se constitui como elemento central; segue-se concerto do duo de músicos ucranianos sediados em Portugal OO0oϙ0O0O00O e uma apresentação pela plataforma de ação VIRA|dd/mm/yy, acerca da destruição ambiental e crimes contra a natureza no decurso da invasão russa da Ucrânia. 
Pela noite, há concertos de Nicola Ratti, italiano com fortes credenciais nos domínios da música eletroacústica, e do trio composto por Ondness, Nëss e Francesca Heart, resultante também de uma residência artística no Vale da Amoreira, no concelho da Moita. 
Francesca movimenta-se livremente entre a arte sonora e a dança, Nëss utiliza a sua guitarra para narrar episódios da vida nos subúrbios e, por fim, Ondness aventura-se pelas eletrônicas mais livres e exploratórias. Juntos, exploram novos e férteis territórios, certamente nos irão surpreender.
Co-financiada pelo programa Europa Criativa da União Europeia, a SHAPE (sigla para Sound, Heterogeneous Art and Performance in Europe) reúne 15 organizações europeias sem fins lucrativos ativas na rede International Cities of Advanced Sound, que visam apoiar, promover e intercambiar músicos emergentes e artistas interdisciplinares com interesse na área do som.
Existente há onze anos, esta plataforma seleciona anualmente mais de 40 músicos e artistas de diferentes quadrantes para participar em programas de residências, workshops e palestras em festivais e eventos especializados como o polaco Unsound ou o berlinense CTM. 
Em 2023, a OUT.RA, responsável, entre outras atividades, pela organização do OUT.FEST, na cidade do Barreiro, aderiu à plataforma.
Os bilhetes estão à venda em bol.pt a custos que variam entre 10 euros (um dia) e 15 euros (dois dias).

Fotografia: Vera Marmelo 

Comentários