Praia de Alpertuche foi sala de aula sobre proteção marinha em Setúbal

"Em cada cantinho vejo um ouriço ou uma estrela do mar. Isto é uma coisa incrível"

Cerca de meia centena de alunos do ensino secundário participaram nesta segunda-feira, na Praia de Alpertuche, na Arrábida, numa ação de proteção do meio marinho e da biodiversidade, com um conjunto de iniciativas, no âmbito do programa Kids Dive. A ação, organizada pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, contou com a presença de estudantes das escolas secundárias du Bocage e D. João II, que ficaram a conhecer as espécies marinhas que habitam a zona do interdital rochoso na Praia de Alpertuche.
Alunos descobrem biodiversidade na Arrábida 

“Estou a gostar muito desta atividade de descoberta da riqueza e biodiversidade na praia. Acho que tem muito valor, porque hoje em dia é cada vez mais importante a preservação do ecossistema marinho”, afirmou Vasco, da ES Bocage, durante a saída de campo, a qual proporcionou a observação de mais de uma dezena de animais e organismos marítimos.
Com 13 anos, Vasco é um dos 120 estudantes do concelho envolvidos no programa nacional “Kids Dive – Descobrir o Oceano”, que conta, pelo quinto ano, com o financiamento da Câmara Municipal de Setúbal e, nesta edição, com a participação das escolas básicas de Azeitão e Lima de Freitas e das escolas secundárias du Bocage e D. João II.
“Eu vou a muitas atividades relacionadas com o ambiente, mas nem sabia que esta praia existia e muito menos que tinha tanta biodiversidade. Em cada cantinho vejo um ouriço ou uma estrela do mar. Isto é uma coisa incrível”, constatou, admirado, o jovem enquanto saltitava de rocha em rocha.
Vasco não quer falhar os ensinamentos dados pela equipa de quatro biólogas marinhas do MARE. “Observamos as espécies e até podemos tocar nelas, mas depois devolvemo-las à água. Isto sempre com um balde de água fria ao lado para preservarmos ao máximo a natureza”, recordou.
Este ensinamento foi retirado por Vasco das explicações que antecederam a atividade. Todos juntos, em círculo, os alunos ouviram a bióloga Tassiana Malzone, a reforçar a importância educação ambiental para a promoção da conservação marinha.
“Hoje, vamos mostrar os organismos marinhos que aqui existem e partilhar algumas curiosidades para ficarem a saber mais sobre os animais que vivem à porta da vossa casa”, referiu.
Tassiana Malzone explicou que os biólogos do programa “Kids Dive” fazem questão de levar os alunos a praias próximas da escola “para que fiquem a conhecer melhor o município onde vivem e as espécies que existem e também para que divulguem o que aprenderam junto dos colegas”.

Aparecimento de um polvo bebé
Aulas na praia em nome da educação marinha e ambiental
Munidos de baldes, redes e camaroeiros, os alunos tiveram ainda a oportunidade de ficar a conhecer métodos científicos usados no dia a dia de um biólogo marinho e de descobrir muitas curiosidades sobre animais como caranguejos, ouriços, anémonas, algas, marinhas (syngnathus abaster) – espécie de peixe da família dos cavalos-marinhos – cabozes, choco e até sobre ovos de raia.
Mas a maior surpresa da manhã foi o aparecimento de um polvo bebé. “Sabiam que os polvos, além de três corações, têm nove cérebros? Um cérebro central e oito mini-cérebros em cada tentáculo. Já imaginaram conseguir fazer os trabalhos de casa com um braço e lavar os dentes com outro?”, pergunta devolvida por muitos sorrisos.
Outra das características que é notável nos polvos, como explica Tassiana, é o facto de conseguir enganar os seus predadores e presas, “uma vez que se camuflam e adaptam muito bem a vários ambientes”.
A ação de proteção do meio marinho e da biodiversidade realizada esta manhã integra-se no programa “Kids Dive – Descobrir o Oceano”, que pretende fomentar a literacia sobre os oceanos e alertar para a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a formação de uma “geração azul” mais participativa.
O programa, que já proporcionou, a 10 de janeiro, uma visita guiada ao Oceanário de Lisboa, tem ainda programada outra saída de campo a Alpertuche, no dia 13 de Março.
A 8 e 9 de Abril, os alunos participam em batismos de mergulho na Piscina das Palmeiras e em workshops sobre “Biodiversidade Marinha” e “Desplastificar o Mar”, promovidos na Escola Secundária du Bocage e na Escola Básica de Santa Maria, respetivamente, pelo Jardim Zoológico de Lisboa e pela Associação Portuguesa de Lixo Marinho.
Já a 5 de Junho, o Kids Dive Summit encerra o projeto no ano letivo 2023-2024, com intervenções de biólogos e de alguns dos 120 alunos participantes.

Comentários