Concertos de Abril comemoram Liberdade em Setúbal

Musica, teatro, exposições, tertúlias, evocação de locais, acontecimentos e figuras de Abril em destaque 

"Musica, teatro, exposições, tertúlias, evocação de locais, acontecimentos e figuras de Abril, são algumas das muitas iniciativas comemorativas dos 50 anos da Revolução de Abril de 1974 na cidade de Setúbal", que decorrem até 2025. Destacam-se os concertos de Marisa Liz, António Zambujo e Wet Bed Gang. O ponto alto acontece em Abril, com o evento Concertos de Abril, em que Marisa Liz e as convidadas especiais A Garota Não e Cláudia Pascoal dão as boas-vindas aos 50 anos da Liberdade, no dia 24, a partir das 22 horas, no Largo José Afonso. O Coral Infantil de Setúbal e o Coro TuttiEncantus cantam “Grândola, Vila Morena”, antes de ser lançado o fogo de artifício na Doca dos Pescadores, à meia-noite, para marcar o exato momento do cinquentenário da revolução.
Marisa Liz junta a Garota Não e Cláudia Pascoal a 24 de Abril 

O programa comemorativo do Dia da Liberdade começa às nove horas, nos Paços do Concelho, com o hastear da bandeira, a que se segue uma homenagem aos antifascistas com deposição de flores no Monumento à Resistência, em colaboração com a União de Resistentes Antifascistas Portugueses.
Uma sessão solene evocativa, cerca das 10 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi, conclui o programa no período da manhã.
À tarde, às 15 horas, é inaugurada a escultura “A Árvore da Liberdade”, da autoria de Ricardo Crista, no Largo José Afonso.
O programa do dia 25 fica completo com um concerto em Vila Nogueira de Azeitão, no Mercado Mensal, às 21h30, com António Zambujo, a que se segue fogo de artifício à meia-noite.
O último espetáculo do ciclo Concertos de Abril leva os ritmos do rap e do hip hop dos Wet Bed Gang à Herdade da Mourisca, no dia 27, às 21h30, após uma tarde de atividades com a participação de jovens artistas e do movimento associativo, a decorrer no campo de futebol a partir das 15 horas. 
O mês em que se assinala a passagem dos 50 anos da Liberdade reserva ainda outros concertos especiais com reportório centrado nos temas que marcaram a revolução, a começar com o tenor João Mendonza que no dia 5, no Fórum Municipal Luísa Todi, às 21 horas, canta Abril com a Orquestra Ligeira do Conservatório de Palmela.
O espetáculo, que conta ainda com a participação do Coral Luísa Todi, tem bilhetes a 12 euros. O Fórum Municipal Luísa Todi recebe, igualmente, espetáculos de Vitorino, a 19, com entradas a 15 euros, e da banda Três Tigres Tristes, no dia 21, com bilhetes a 10 euros, ambos com início às 21 horas. 
A festa dos 50 anos da Revolução dos Cravos, iniciada em 2022 sob o título Venham Mais Vinte e Cincos, percorre todo o concelho com um vasto leque de atividades em torno do objetivo de proporcionar novas dinâmicas que enriqueçam social, política e culturalmente o concelho.

Comemorações com site especial 
Revolução faz 50 anos e em Setúbal terá site especial 
Segundo uma nota de imprensa da autarquia sadina, na nova página de Internet é possível ficar a conhecer as iniciativas de um vasto programa comemorativo, com "informação detalhada sobre alguns dos principais eventos, assim como pormenores sobre cada atividade, permitindo aos utilizadores, entre outras funcionalidades, adicionar as sugestões aos calendários de telemóvel ou computador".
"O projeto é orientado por uma Comissão de Honra, constituída por personalidades e instituições, à qual compete contribuir para definir uma programação que mobilize os cidadãos a associarem-se às festividades a terem lugar em Setúbal", é referido na nota.
Desenvolvido entre 2022 e 2025 pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com juntas de freguesia e o movimento associativo do concelho, "o projeto `Venham Mais Vinte e Cincos´ pretende deixar um legado que cimente os valores e as conquistas de Abril com obras e ações".

Comentários