Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes da Moita

Os animais errantes têm, agora, um local digno para ficar

Está aberto o Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes da Moita. A inauguração aconteceu, esta terça-feira, 12 de março e o descerramento de placa foi feito pelo presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino, em conjunto com o Bispo de Setúbal, o Cardeal D. Américo Aguiar, que se deslocou à Moita para fazer parte deste momento e a vereadora Anabela Rosa. A comitiva fez uma visita guiada às instalações onde estão, neste momento, cerca de 20 canídeos e pôde ver as excelentes condições que este equipamento oferece.
Animais abandonados tem casa nova na Moita 

Atento ao bem-estar animal, o atual executivo da Câmara Municipal decidiu reformular o projeto que previa albergar apenas metade da capacidade atual conseguindo, ao mesmo tempo, reduzir os custos com a obra. “Nos primeiros quatro meses do mandato atrasámos o arranque da obra, até porque ela tinha ficado deserta para construir só metade. Nessa altura foi dito aos técnicos que não existia disponibilidade, por aquele preço, para se fazer apenas metade do canil. Queríamos, por menos do que aquele preço, construir todo”, lembrou Carlos Albino acrescentando que se uniram esforços para chegar a uma solução. 
“Toda a Câmara se envolveu. Lançámos este canil por um valor abaixo daquilo que estava previsto e que seria só metade. Isso é significativo e a prova de uma boa gestão. Também a mudança de localização do mesmo permitiu que fizéssemos a ligação à rede de esgotos por apenas 10 por cento do valor previsto. Foi um bom uso dos dinheiros públicos para que depois sobrem recursos para dar resposta a outras necessidades da nossa população”, assume o autarca.
Também a vereadora Anabela Rosa, responsável pelo Gabinete Veterinário Municipal não podia estar mais feliz pela inauguração do Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes da Moita e recorda a importância da adoção responsável. 
“Este projeto representa o compromisso da Câmara Municipal no âmbito do bem-estar animal. Aqui os animais serão todos bem tratados condignamente e terão cuidadores e cuidados veterinários. Além disso este projeto representa um espaço aberto à comunidade e fazemos um apelo a todas as pessoas que queiram adotar um amigo de quatro patas podem deslocar-se aqui ao nosso centro de recolha e encontrarão aqui um animal dócil e amigo para toda a vida”, apela Anabela Rosa.
Presente nesta inauguração esteve, também, um convidado muito especial. Rodrigo Bronze, o aluno do concelho que foi o responsável pelo desenho da mascote do equipamento, que em breve será revelada ao público.
De recordar que o Centro de Recolha Oficial de Animais Errantes da Moita, custou cerca de 750 mil euros e que apenas 100 mil foram apoiados pelo orçamento de estado, um esforço económico feito pela Câmara Municipal da Moita em prol da resolução de um problema que há muito estava identificado.

 

Agência de Notícias 

Comentários