Caparica Surf Fest está de volta até sábado

Ondas gigantes e ventos fortes dominam semana de decisões do surf mundial na Costa de Caparica 

A Costa de Caparica é o palco da última paragem do mundial de qualificação europeu. O Caparica Surf Fest 2024, que decorre até 30 de Março, vai definir os campeões europeus e ainda as vagas para o Challenger Series, os surfistas portugueses estão na luta sem temer as altas ondas deste ano no mar da Costa. Na apresentação do Caparica Surf Fest estiveram Mafalda Lopes, vencedora da etapa em 2023, Yolanda Hopkins Sequeira, que lidera o ranking feminino e está perto de voltar a conquistar o título europeu, Guilherme Ribeiro que também pode garantir um lugar no Challenger Series.
Competição começou esta terça-feira 

Esta é a 9.ª edição do evento, o que consolida a presença da Caparica como uma das paragens obrigatórias para a World Surf League (WSL), graças aos vários quilómetros frente de praias e uma enorme variedade de condições para a prática da modalidade.
Inês de Medeiros, presidente da Câmara de Almada, evidenciou a importância desta iniciativa desportiva no concelho. “A realização desta prova demonstra que há uma consolidação e um interesse crescente. E por outro lado, há um equilíbrio, que estamos a conseguir. A nossa vontade é consolidar o mais possível esta parte competitiva, que é muito importante e agarra o público, porque tem um peso cada vez maior”.
Já Frederico Teixeira, Event Manager da WSL para Portugal, realçou que o nosso país “ocupa um dos lugares de destaque na região como motor para a promoção do surf”, mas também a evolução do evento ao longo dos anos e a importante presença de atletas nacionais. Este ano há 28 os surfistas portugueses em competição no Caparica Surf Fest.
Até sábado vão estar na Costa de Caparica os melhores atletas europeus. Esperam-se condições desafiantes, como explicou Hugo Pinheiro, diretor de prova do Caparica Surf Fest. “Vamos ter ondas, que é o principal. Vai ser difícil, vamos começar cedo todos os dias, vai ser desafiante não só para nós como para os atletas... vamos esperar sempre pelas melhores marés, e veremos dia a dia. Esperamos que sexta e sábado tenhamos as melhores condições e assim acabamos o campeonato em grande”.

Primeiro dia da prova foi disputado em condições difíceis
Yolanda Hopkins na luta para renovar título de campeã europeia
Este é um evento de sucesso como referiu Frederico Teixeira, responsável da WSL para Portugal, “o nosso país ocupa um lugar de destaque na região como motor para a promoção do surf. A Costa de Caparica é o sítio mais democrático da Europa para fazer surf devido às caraterísticas do mar, há ondas para todo o tipo de praticantes”, assegurou. O dia inaugural da prova do circuito de qualificação da Liga Mundial de Surf (WSL) na Costa de Caparica, disputado em condições difíceis, fechou esta terça-feira com 15 dos 28 surfistas que iniciaram o campeonato a seguirem em frente.
No quadro feminino, oito de 13 surfistas lusas continuam em prova, nomeadamente Maria Salgado, Teresa Bonvalot, Ana Escudeiro, Mafalda Lopes, Francisca Veselko, Yolanda Hopkins (que tenta renovar o título de campeã europeia), Maria Dias e Carolina Mendes, que resistiram à tempestade que assolou a costa portuguesa, com ondulação grande e prejudicada pelo vento forte e desfavorável.
Pelo caminho, no primeiro dia de prova, ficaram Érica Máximo, Camila Cardoso, Teresa Pereira e Beatriz Costa, que terminaram a prova no 33.º lugar, sendo eliminadas na ronda inaugural.
No lado dos homens, João Mendonça esteve em destaque, tendo vencido as duas baterias em que participou: na primeira ronda, o surfista de 18 anos da Arrifana fez a melhor pontuação do dia de toda a armada lusitana, somando 13,04 pontos (com ondas pontuadas em 6,83 pontos e 6,77 pontos).
Também Guilherme Ribeiro, que procura garantir uma vaga nas Challenger Series (CS), equivalentes à segunda divisão do surf mundial, esteve em bom plano e está na terceira ronda, com o atleta local da Caparica a somar um total de 12,33 pontos.
Além de João Mendonça e Guilherme Ribeiro, também já estão apurados para a terceira ronda Joaquim Chaves, Martim Fortes e Francisco Ordonhas.
O Caparica Surf Fest é ainda um verdadeiro festival com uma série de eventos paralelos: aulas de surf grátis, espaço dedicado ao skate, Go Chill Impact Zone, com uma competição de skate e aulas para todos os visitantes.

Comentários