Romaria a Cavalo volta a unir a Moita e Viana do Alentejo

Maior romaria a cavalo do país acontece entre 23 e 28 de Abril 

Está quase tudo a postos para mais uma Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo. Esta será a 22ª  edição deste evento equestre e religioso que junta centenas de romeiros de todo o país, para fazerem um percurso de 150 quilómetros de terra batida. Este o ano a romaria vai contar com mais um dia e etapas diferentes em relação às edições anteriores. "A Romaria a Cavalo terá início, no dia 23 de Abril, junto à Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita, e terminará com a chegada ao Santuário de Nossa Senhora D’ Aires, em Viana do Alentejo, no dia 27. No dia 28 será o culminar desta peregrinação com uma missa campal no Santuário de Viana”, sublinha o município da Moita, que integra a organização do evento.
Evento reúne centenas de cavaleiros todos os anos 

Os dois autarcas mostraram a satisfação por estar prestes a sair à rua mais uma edição da Romaria a Cavalo, com a novidade de mais um dia, algo que há muito era pedido por quem participa ativamente neste evento. 
“Há uma forte adesão dos romeiros que fazem este trajeto em peregrinação num ato de fé. A organização quis fazer mais um dia passando de quatro para cinco dias ouvindo aquelas que foram as sugestões dos participantes de anteriores edições. As autarquias, neste caso a Câmara da Moita e de Viana do Alentejo acederam a esse pedido e tem tudo para ser uma ótima romaria”, admitiu Carlos Albino. 
Já o presidente de Viana, Luís Miguel Duarte, diz esperar uma forte adesão, como tem vindo a acontecer. “Espero mais uma vez umas centenas de cavalos a chegarem a Viana do Alentejo, com este acréscimo do percurso para facilitar a vida a toda a gente, para não haver tanto esforço para os animais e dos próprios romeiros e para que haja mais convívio e intercambio entre as pessoas. Esta romaria marca, também, por juntar os romeiros uma vez por ano. Este nosso objetivo, tanto da Moita como de Viana do Alentejo é divulgar os nossos concelhos, trazer gente à Moita no dia da partida e levar pessoas a Viana do Alentejo no dia da chegada”.
A Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e a Associação Equestre de Viana do Alentejo voltam a unir-se na organização deste evento e os seus representantes garantem que mais uma vez a romaria tem tudo para ser um sucesso. 
 “Os dias da romaria são dias intensos, passa tudo muito rápido, acordamos e passado um bocadinho já é de noite. Vamos ter mais tempo para conviver, mais tempo para fazer os quilómetros e isso fará com que os animais sofram menos”, admite Miguel Almeida, da Associação dos Romeiros da Tradição Moitense. 
“Tenham cuidado e atenção às propriedades privadas por onde vamos passando. Temos de respeitar os caminhos e os proprietários, caso contrário corremos o risco de um destes anos não termos caminhos por onde passar com a romaria. O participante da romaria tem de respeitar para que isto continue a correr da melhor forma”, apela Luís Baltazar da Associação Equestre de Viana do Alentejo.
A edição 22 da Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo acontece já de 23 a 28 de Abril e prometem-se dias de verdadeira fé e camaradagem. Os obstáculos ao longo dos dias, esses, vão ser certamente mais uma vez ultrapassados por todos. A partida acontece no dia 23, na Moita e termina com a chegada dos romeiros a 27 e posteriormente, no dia 28, a grande missa campal no Santuário de Nossa Senhora D’Aires, em Viana do Alentejo.

Do Pinhal Novo a  São Brás do Regedouro
Um percurso histórico por caminhos rurais até Viana do Alentejo
A partida dos romeiros está marcada para as 9h30 e vai ligar, primeiramente, Moita e Pinhal Novo numa distância de 15,5 km. Para este primeiro dia está ainda previsto cumprir-se um percurso de 18,5 km entre o Pinhal Novo e Poceirão.
No dia 24 (quarta-feira), é feita a ligação de 13 km de caminho entre Poceirão e Landeira, de onde, à tarde, se ruma a Casebres, naquele que é o troço de maior extensão (21,5 km).
No dia 25, os romeiros prosseguem a jornada com percursos de 15 km entre Casebres e Barrancão e, no período vespertino, de 11 km com destino a São Cristóvão.
No dia 26 marcham 16 km até Casa Branca, para depois cumprirem mais 15 km de percurso em direção a Alcáçovas.
No dia 27 têm de efetuar 14,5 km de caminho até São Brás do Regedouro, de onde seguirão até Viana do Alentejo, por um troço com 17,5 km.
A história da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo remonta a uma tradição antiga, em que os lavradores da Moita se deslocavam ao Santuário da Nossa Senhora D’Aires com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real.
A Romaria a Cavalo foi retomada em 2001, após um interregno de mais de 70 anos, recuperando uma tradição antiga que levava os lavradores da Moita a deslocarem-se, com os seus animais, ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires para pedir proteção e boas colheitas.

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Moita 

Comentários