Conhecer o passado para construir o futuro apresentado no Seixal

Unir a leitura, a participação e os valores da democracia e da liberdade

A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e o Plano Nacional de Leitura apresentam esta quinta-feira, no Seixal, os resultados do projeto-piloto 'Conhecer o Passado para construir o Futuro', desenvolvido em torno do Livro Livre. Esta obra convida o leitor a transformar-se em coautor, num diálogo entre o passado, o presente e o futuro, tendo como pano de fundo os direitos e as liberdades fundamentais consagrados na Constituição de 1976. A sessão é de entrada livre e tem início às 19h30 nos Serviços Centrais do Município. As obras desenvolvidas no âmbito do projeto ficam expostas no mesmo espaço até dia 29 de Fevereiro.
Ir à história para conhecer o passado e melhorar o futuro 

Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva, afirma: "queremos tirar partido dos 50 anos do 25 de Abril para promovermos um maior conhecimento da história recente do país, enfatizando as conquistas de Abril e a importância de continuarmos a trabalhar pela qualidade da nossa democracia. A passagem de testemunho entre as gerações ainda com memória da ditadura e as que já nasceram em liberdade é fundamental para cumprirmos esse objetivo e para que possamos, em conjunto, pensar sobre os próximos 50 anos". 
Regina Duarte, Comissária do Plano Nacional de Leitura, afirmou que este projeto "une de forma paradigmática a leitura, a participação e os valores da democracia e da liberdade. Que seja o livro a motivar o questionamento, a partilha de memórias, o registo de um legado é uma forma de se cumprir o 25 de Abril". 
O presidente da Câmara do Seixal, Paulo Silva, salienta que "temos de honrar e defender o legado de milhares de democratas e antifascistas que, com coragem, integridade e determinação, lutaram contra o fascismo. Cabe a nós, filhos de Abril, defender, hoje, os valores e as conquistas de Abril, construir um presente e um futuro mais justo, defender a Constituição da República Portuguesa, a valorização das funções sociais do Estado e o serviço público". 

Conhecer o passado para construir o futuro
Projeto reuniu comunidade escolar 
O projeto educativo intergeracional 'Conhecer o Passado para construir o Futuro' mobilizou quatro turmas de diferentes gerações e professores de diferentes disciplinas: uma turma do 6.º ano, da EB 2,3 Paulo da Gama; uma turma do 9.º ano e uma turma de Educação e Formação de Adultos da Escola Secundária de Amora; e uma turma da Universidade Sénior. No total, estiveram envolvidos 70 alunos coautores e 12 professores que mediaram o projeto com as suas turmas. A iniciativa contou também com a colaboração do município do Seixal.
As sessões foram dinamizadas por Danuta Wojciechowska, que, com Francisco Bairrão Ruivo e Joana Paz, criou o Livro Livre. Participaram professores de disciplinas de História e Geografia de Portugal; Português; Ciências Naturais e Matemática; Cidadania e Desenvolvimento; Tecnologias de Informação e Comunicação; História; Educação Visual; Educação Musical; Língua, Cultura e Comunicação; e Pintura, que acompanharam os alunos na criação dos seus livros, em articulação com os planos curriculares.
A iniciativa decorreu ao longo de quatro meses. Partindo de um workshop de preparação do projeto com os professores, o processo contemplou sessões de apresentação do Livro e de contextualização histórica e sessões de trabalho. Foi dado enfoque, nas diversas disciplinas envolvidas, ao 25 de Abril, aos Direitos Humanos e à Constituição da República Portuguesa. Os alunos foram desafiados a realizar entrevistas, a partilhar testemunhos, a ilustrar situações e elementos simbólicos. Nestas sessões, os alunos foram estimulados a construir uma ponte entre o passado e o presente.
Todo o trabalho de projeto assentou na autonomia do aluno, que criou o seu livro a partir do diálogo com a comunidade, em conexão com os colegas e com a supervisão dos professores.

Comentários