Almada promove inclusão através da arte até 4 de Janeiro

"Queremos que a cidade seja, cada vez mais, uma cidade inclusiva e aberta a todos" 

Até 4 de Janeiro estão em exposição, no átrio do Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, 20 trabalhos artísticos – individuais e coletivos – de pessoas de vários pontos do país com necessidades especiais, deficiência ou doenças do foro mental. Esta iniciativa integra o programa comemorativo do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, conta a Câmara de Almada em nota enviada à ADN-Agência de Notícias. Em 2023, o Concurso Arte e Criatividade contou com a participação de cerca de 70 obras de diversas instituições – desde a rede solidária (IPSS) a escolas – e participantes a título individual.
Exposição está patente no fórum municipal Romeu Correia 

Promover a cultura, através das artes plásticas, junto de públicos com necessidades especiais, deficiência ou doenças do foro mental é o objetivo da iniciativa promovida pela Câmara de Almada e que já soma 30 edições.
Das propostas artísticas a concurso foram selecionadas 20 obras – entre pinturas, têxteis e cerâmica – para a exposição “Arte e Criatividade”.
Os trabalhos premiados – da Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas (Torres Vedras), CEDEMA, AFID (Lisboa), CERCICA (Cascais), APPACDM, AE Elias Garcia, AE Emídio Navarro, AlmaSã (Almada) e APPACDM (Setúbal) – podem ser vistos no átrio do Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada.
Na inauguração da exposição, Teodolinda Silveira, vice-presidente da autarquia de Almada, realçou a importância desta iniciativa como forma de dar a conhecer e de valorizar o trabalho artístico de pessoas com necessidades especiais ou portadoras de deficiência. 
“Queremos que Almada seja, cada vez mais, uma cidade inclusiva, e é com este trabalho de demolir barreiras entre a diversidade e a diferença que tornamos a cidade mais inclusiva, mais coesa e que construímos a nossa própria identidade”, sublinhou a autarca. 

Oficinas criativas envolvem comunidade escolar
Trabalhos também envolveram comunidade escolar 
Até 4 de Janeiro estão também em exposição os trabalhos desenvolvidos por alunos do 3.º ciclo das escolas do concelho durante as oficinas criativas realizadas na Associação AlmaSã – Centro de Educação Especial de Almada. Uma novidade inserida no programa comemorativo do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, promovida pela Câmara de Almada em colaboração com Luisa Bexo, da Alma Sã, com o objetivo de proporcionar a partilha de conhecimento e técnicas de artes plásticas.
As oficinas criativas tiveram lugar nos dias 4 e 5 de Dezembro e contaram com a participação de alunos dos Agrupamentos de Escolas (AE) Elias Garcia, AE Daniel Sampaio – Escola Básica de Vale Rosal, AE António Gedeão – Escola Básica Comandante Conceição e Silva, Escola Básica e Secundária do Monte de Caparica, Escola Básica 2/3 Monte de Caparica e Escola Básica 2/3 Costa da Caparica.


Comentários